Itatiaia: Irineu vence eleição suplementar e tomará posse dia 4 de abril

Candidato do PTB obteve 47,95% dos votos

● Elizeu Pires

Irineu Nogueira tinha ficado em segundo lugar nas eleições de 2020

Favorito desde que a eleição suplementar foi anunciada no ano passado, o empresário Irineu Nogueira (PTB), foi eleito prefeito neste domingo (13) em Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro. Ele teve como companheiro de chapa Denilson Sampaio (PSDB). A posse vai acontecer no dia 4 de abril e Irineu vai governar até o dia 31 de dezembro de 2024, com direito a reeleição. A chapa vencedora somou 8.507 votos, o equivalente a 47,95% da votação válida.

Em segundo lugar ficou o vereador Bruno Guimarães Diniz (Solidariedade), com 6.286 (35,43%), seguido pelo também vereador Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PSC), que chegou a governar a cidade interinamente até dezembro de 2021, e obteve 2.558 votos (14,42%). Em quarto lugar ficou a candidata do PSOL, Fabíola Rodrigues, com 285 (1,61%), e Adalberto Bisol (PDT) foi o último colocado, com apenas 104 votos (0,59%).

Desde que a Justiça sepultou o sonho do ex-prefeito Eduardo Guedes de ter um terceiro mandato consecutivo que o pleito suplementar vinha sendo bombardeado por manobras no sentido de estender a interinidade de aliados de Guedes que assumiram o poder. A última tentativa foi feita há 20 dias, quando o atual interino, Thiago Rodrigues Moreira, o Thiaguinho, usou a pandemia de convid-19 para adiar o pleito, o que foi rechaçado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.