TRE-RJ condena diretório do Cidadania em Rio das Ostras por fraude à cota de gênero e dois vereadores têm mandatos cassados

Por unanimidade o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em sessão realizada ontem (26), condenou o diretório municipal do Cidadania em Rio das Ostras por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. Na mesma decisão foram cassados os diplomas dos vereadores Rodrigo Jorge Barros e Tiago Crisostomo Barbosa, e tornadas inelegíveis por oito anos as duas candidatas “laranjas”, Carmen Lucia Correia Spinelli e Rita de Cássia Sodré dos Santos.

O TRE-RJ também determinou a retotalização dos votos das eleições proporcionais para o cálculo do novo quociente partidário, o que provocará alteração na formação da Câmara Municipal. Os dois parlamentares ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A relatora do processo, desembargadora eleitoral Alessandra Bilac, disse haver provas de que as candidatas Carmen Lucia Spinelli e Rita de Cássia Sodré “não possuíam qualquer intenção de concorrer ao pleito”, por não terem praticado atos de campanha nem realizado movimentação financeira. Além disso, as duas obtiveram votação inexpressiva e pediram, nas redes sociais, que os eleitores votassem em outros candidatos, demonstrando que elas “participaram e anuíram com a fraude à cota de gênero”.

(elizeupires.com com a Assessoria de Comunicação do TRE-RJ)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.