Com a ficha suja por condenação criminal, Washington Reis precisa de uma liminar para poder assumir secretaria

● Elizeu Pires

Quem decidirá se Washington será secretário é a Justiça, não o governador Claudio Castro

A assunção do ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB) ao cargo de secretário de Transporte não depende apenas de uma portaria assinada pelo governador Claudio Castro, muito menos na vontade de Reis, que está impedido de assumir qualquer cargo público, não só os eletivos.

Reis que teve o registro de candidatura a vice-governador indeferido pela Justiça Eleitoral, tem contas a acertar com a Justiça. Ele está condenado a sete anos e dois meses em regime semi aberto, sentença imposta pelo Supremo Tribunal Federal, que o deixou inelegível por no mínimo oito anos.

A sentença é de dezembro de 2016 e o seu cumprimento vem se arrastando deste então por conta de recursos. Agora ele teve direito a embargos infringentes, porque no recurso em que saiu derrotado pela enésima vez, conseguiu dois votos a seu favor, abrindo caminho para postergar mais uma vez a execução da sentença.

Para alguns especialistas, para assumir um cargo no governo estadual Reis vai precisar de uma limiar suspendendo os efeitos da condenação e, consequentemente a inelegibilidade.

Matérias relacionadas:

Washington Reis vai responder por mais um crime ambiental e leva junto o presidente da Câmara de Vereadores

Decisão do STF pode livrar Washington Reis da prisão imediata, mas não da inelegibilidade, afirmam operadores do direito

Baixada comemora queda de Washington, um rei que nunca teve majestade, mas que se achava o “dono” da região

Procuradoria ajuíza ação para impugnar candidatura de Washington Reis por condenação criminal imposta pelo Supremo Tribunal Federal

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.