Deputados estaduais são diplomados no Rio

A posse dos parlamentares vai acontecer no dia 1º de fevereiro

O presidente da Alerj, André Ceciliano, acompanhou o filho Andrezinho na solenidade – Foto: Divulgação/Alerj

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizou, nesta sexta-feira (16), a diplomação dos 70 deputados estaduais eleitos em 2022. Além dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), também foram diplomados os deputados federais, o governador eleito, Cláudio Castro, o vice-governador eleito, Thiago Pampolha, o senador eleito Romário e seus suplentes Bruno Bonetti e Andrea Fontes. A cerimônia aconteceu no Theatro Municipal, no Centro do Rio.

A diplomação é o momento em que se confirma que os candidatos eleitos cumpriram todas as formalidades previstas em lei e estão aptos a serem empossados. A cerimônia de posse do governador acontece no dia 1º de janeiro de 2023, já a dos deputados estaduais será no dia 1º de fevereiro do ano que vem, quando se inicia a nova Legislatura. Todas as cerimônias acontecerão no Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Martinez Carvalho Leme. Em seu discurso, ele ressaltou a atuação da Justiça Eleitoral para a garantia do estado democrático de direito. “A democracia e o Rio de Janeiro estão em festa. A Justiça Eleitoral mostrou eficiência, transparência, maturidade, força e competência para garantir o sistema eleitoral. Todo esse rigor e rapidez foi fundamental para o momento do país, em que ocorrem atentados deliberados contra o Estado Democrático de Direito”, afirmou o desembargador.

O presidente do TRE também destacou alguns números das eleições no Estado do Rio. Dos 13 milhões de fluminenses aptos a votar, 10 milhões compareceram. Foram mais de 4.500 locais de votação e 131 mil mesários, além da atuação dos 1.676 funcionários do TRE-RJ.

Presente na cerimônia, o atual presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), fez uma retrospectiva da atual Legislatura. “Nos últimos quatro anos houve mudanças significativas. A mais visível foi a mudança física das instalações, com a inauguração da nova sede na Rua da Ajuda. Mas também tivemos mais transparência, mais participação popular, com a criação do aplicativo LegislAqui, e mais autonomia dos mandatos a partir da descentralização orçamentária. A Alerj sempre foi vanguarda em todos os sentidos, quando, por exemplo, pôs fim ao voto secreto. Espero que continue nesta direção”, declarou.

Ao fim da diplomação, o governador reeleito Cláudio Castro, que já está no cargo desde maio de 2021, concedeu entrevista coletiva à imprensa. Ele disse que trabalhará em conjunto com todas as esferas de poder. “A democracia faz com que todos trabalhem juntos independentemente da filiação partidária. Eu trabalhei em conjunto com a Alerj, fiz isso com os prefeitos e não tem o porquê não atuar em conjunto com o futuro Governo Federal. Com certeza, todas as relações institucionais serão amistosas e respeitosas. Agora acabou a eleição, vamos arregaçar as mangas e trabalhar em conjunto respeitando a vontade popular”, disse.

A cerimônia de diplomação contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, comandada pela maestrina Priscila Lopes e formada apenas por mulheres. Além do presidente do TRE, a mesa da cerimônia foi composta pela procuradora eleitoral Neide Mara Cavalcante, e pelos seguintes desembargadores eleitorais: João Ziraldo Maia, Afonso Henrique Barbosa, Alessandro de Araújo, Gilberto Clovis e Alan Titonelli.

Diversas autoridades estiveram presentes no Theatro Municipal. Em nível estadual marcaram presença o procurador-geral do Estado do Rio, Bruno Dubeux, o secretário de estado de Defesa Civil, Coronel Leandro Sampaio; a secretária de estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel; o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; e a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio (Amaerj), Eunice Bitencourt Haddad.

Também participaram da cerimônia, o vice-prefeito do município do Rio, Nilton Cadeira, o presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlos Caiado; o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio (TCM-RJ), Luiz Antônio Guaraná; além dos prefeitos dos municípios de Angra dos Reis, Fernando Jordão; e de Itaboraí, Marcelo Delaroli.

A nova legislatura ser composta pelos parlamentares Douglas Ruas, Dr. Serginho, Delaroli, Thiago Gagliasso, Rodrigo Bacellar, Giselle Monteiro, Jair Bittencourt, Filippe Poubel, Valdecy da Saúde, Samuel Malafaia, Índia Armelau, Renato Miranda, Anderson Moraes, Márcio Gualberto, Célia Jordão, Dr. Deodalto e Alan Lopes (PL). Márcio Canella, Vinicius Cozzolino, Bruno Dauaire, Fábio Silva, Brazão, Rafael Nobre, Franciane Motta e Filipe Soares (União). Renata Souza, Flávio Serafini, Dani Monteiro, Professor Josemar e Yuri (PSol), além de Rosenverg Reis e Otoni de Paula Pai (MDB).

Elika Takimoto, Renato Machado, Verônica Lima, Andrézinho Ceciliano, Zeidan e Marina do MST (PT). Danniel Librelon, Tia Ju e Carlos Macedo (REP); Val Ceasa (Patriota), Dani Balbi (PCdoB), Léo Vieira (PSC) e Rodrigo Amorim (PTB). Martha Rocha e Vitor Júnior (PDT), Júlio Rocha (Agir), Fred Pacheco (PMN). Lucinha, Cláudio Caiado, Guilherme Schleder, Luiz Paulo, Munir Neto e Eduardo Cavaliere (PSD). Felipinho Ravis, Chico Machado e Giovani Ratinho (SDD); Tande Vieira e Dr. Pedro Ricardo (PROS); Carlos Minc e Jari (PSB); Gustavo Tutuca, André Correa, Dionísio Lins, Carlinhos BNH (PP); Jorge Felippe Neto, (Avante), Thiago Rangel e Arthur Monteiro (Pode).

(Com a Assessoria de Comunicação da Alerj)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.