Seguindo o exemplo dado por Nova Iguaçu em 2020, Queimados e Meriti vão eleger menos vereadores em 2024

● Elizeu Pires

Em São João de Meriti o corte foi aprovado em duas votações realizadas esta semana

Com aprovação confirmada na segunda votação realizada na noite de quarta-feira (24), São João de Meriti, na Baixada Fluminense, terá seis vereadores a menos a partir de janeiro de 2025, quando os eleitos no próximo ano tomarão posse. A redução no número de cadeiras passou pelo crivo de 20 dos 21 membros da Casa, que passará a funcionar com 15 parlamentares na próxima legislatura.

Nova Iguaçu foi o primeiro município da região a reduzir no número de cadeiras. Atualmente com 11 componentes, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu chegou a ter 33 vereadores. Isto ocorreu quando ainda eram distritos iguaçuanos os hoje municípios de Japeri, Queimados, Mesquita e Belford Roxo. Concluídos os processos de emancipação, a formação da Casa caiu para 29, número eleito pela última vez em 2012.

A Casa passou por mais três cortes. Em 2014, por ampla maioria, foi aprovada uma emenda na Lei Orgânica, passando a formação do plenário de 29 para 21 cadeiras. Dois anos depois uma nova emenda foi aprovada, cortando mais quatro, fixando em 17 o número de vereadores a serem eleitos em 2016. Em 2020 foi feito mais um corte, através do qual ficou definida a composição atual.

Menos quatro –  Composta atualmente de 17 parlamentares, a Câmara de Vereadores de Queimados resolveu reduzir para 13 a sua formação. O corte de quatro cadeiras foi aprovado em setembro de 2021, .

A redução do número de vereadores no município foi apresentada pela primeira vez em 2020, mas foi retirada de pauta, porque entendeu-se que prejudicaria a eleição de candidatos que se lançariam na disputa pela primeira vez e não eram conhecidos da população como os já eleitos.

O fato é que nove novatos acabaram eleitos em 2020, com  o município registrando o maior percentual de renovação de parlamentares na Baixada Fluminense no pleito daquele ano.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.