● Elizeu Pires
Depois do blefe de que Seropédica voltará a pertencer ao município de origem, tem gente próxima ao prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, o Dr. Rubão, muito preocupada com ele diante de uma situação que veem como “delirante”.
É que o doutor anda apostando que o Congresso vai mudar a lei para colocá-lo no jogo político em 2024, garantindo a ele o direito de concorrer a um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pela legislação.
Rubão era presidente da Câmara de Vereadores e assumiu o governo com a cassação do prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho. Isto foi em 2020, ano em que ele foi eleito para o mandato que está exercendo agora, o que já é considerado um caso de reeleição.
A situação de Rubem é a mesma do ex-prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes. Dudu assumiu a Prefeitura em 2016 com a cassação de Luiz Carlos Ypê, foi eleito no mesmo ano e em 2020 tentou um terceiro mandato consecutivo, mas caiu do cavalo.
Guedes até conseguiu disputar a eleição e vencer a disputa, mas teve o registro impugnado e os votos anulados, o que resultou e na eleição suplementar vencida por Irineu Nogueira.
Matérias relacionadas: