Com nova estação de tratamento entrando em funcionamento moradores de Japeri e Seropédica terão mais água nas torneiras

A conclusão das obras da estação de tratamento de água que está sendo construída no bairro Nova Belem, em Japeri, os moradores de Seropédica também serão beneficiados. A ETA deverá em testes em setembro, informação passada a prefeita Fernanda Ontiveros por técnicos da Secretário Estadual de Obras e da Cedae, que estiveram na localidade na última segunda-feira (28), acompanhados pela prefeita.

Orçada R$ 21 milhões de reais, a obra tem o objetivo de amenizar o impacto da falta d’água aos moradores dos dois municípios. A unidade vai operar com capacidade para tratar 150 litros de água por segundo. "Essa é uma obra que se arrasta há anos e a população sofre com a falta d’água. Assim que assumi falei com o governador da necessidade da conclusão da ETA para o benefício da população e, hoje, felizmente, vemos tudo avançando. Não posso me omitir em agradecer ao Cláudio Castro, ao presidente da Alerj, André Ceciliano e ao secretário de Obras, Max Lemos, por todo apoio", afirmou a prefeita.

Japeri vai ganhar um grupamento do Corpo de Bombeiros

Comandante-geral esteve na cidade avaliar os locais oferecidos para implantação

A prefeita Fernanda Ontiveros levou o coronel Leandro Monteiro para conhecer a área indicada - Foto: Divulgação/PMJ Depois de longos anos de espera o município de Japeri, na Baixada Fluminense, vai ganhar o seu grupamento do Corpo de Bombeiros. A base vai ser instalada numa área oferecida pela Prefeitura, um terreno localizado na Avenida Tancredo Neves, em Engenheiro Pedreira. O local foi visitado na última quinta-feira (17) pelo comandante-geral da corporação e secretário de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, em companhia da prefeita Fernanda Ontiveros, e aprovou o terreno disponibilizado. Também esteve no local o tenente-coronel Ward Júnior, que comanda o grupamento de Paracambi.

CPI dos Royalties apresenta o primeiro efeito prático: Convênio de Fiscalização fortalece a economia do estado

A assinatura do convênio entre Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) e Agência Nacional do Petróleo (ANP) para fiscalização de receitas compensatórias da exploração do Petróleo e gás natural foi o primeiro efeito prático da CPI criada pela Assembleia Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para investigar a queda de arrecadação destes repasses. A estimativa é de que, com o acordo assinado na última segunda-feira (16), no Palácio Tiradentes, seja possível recuperar para o estado até R$ 10 bilhões. Os recursos seriam referentes às deduções em contrapartida a investimentos feitos pela empresas exploradoras; e do pagamento das participações especiais feito indevidamente nos últimos dez anos.

Para o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), o acordo alivia o cofre do Estado e traz a possibilidade de o Rio sair mais rapidamente do Regime de Recuperação Fiscal.  “Esta luta vem desde o ano de 2012, quando o Congresso mudou a forma como é feita a partilha e a distribuição dos royalties. Estamos aqui desde 2012 brigando para que pudéssemos fiscalizar as empresas que produzem petróleo no estado do Rio de Janeiro. Graças ao trabalho da CPI, o Governo vai poder olhar para frente e trabalhar para sair dessa situação difícil. Também é um trabalho que vai trazer mais tranquilidade para o servidor aposentado e pensionista, porque esse recurso dos royalties vai diretamente para o Rioprevidência", afirma o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).

Parceria garante R$ 100 milhões em obras para Japeri

André Ceciliano está afinado com a prefeita Fernanda Ontiveros Uma semana após afirmar em discurso na cidade que a campanha já passou e que agora é necessário “dar as mãos para fazer o melhor pela a cidade e para a cidade”, o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, dá mostras de que a afirmação é para valer.

É o que está à vista numa parceria que vai garantir para Japeri, município mais carente da Baixada Fluminense, um pacote de R$ 100 milhões para realização de obras de infraestrutura através do governo estadual.

Primeiros beneficiários recebem auxílio do programa Supera Rio

A expectativa é que sejam beneficiados mais de 1,4 milhão de fluminenses

Jaqueline de Oliveira foi a primeira a receber o cartão do benefício Os primeiros beneficiários do programa Supera Rio receberam seus cartões para sacar o auxílio, de até R$ 300  nesta quarta-feira (2). Jaqueline Oliveira da Silva, de 37 anos, foi a primeira e recebeu o cartão diretamente do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e do governador Cláudio Castro. O evento de lançamento do programa, que pretende atingir 1,4 milhão de fluminenses, aconteceu na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A população já pode se cadastrar na página oficial do programa e a retirada dos cartões começará a partir de sábado (5) na Região Metropolitana do Rio e a partir de terça (8) no Interior do Estado.

Alerj aprova criação do Fundo Soberano Estadual

Por 62 votos favoráveis e duas abstenções, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 56/21, de autoria original do deputado André Ceciliano (PT), que cria o Fundo Soberano do Estado. O objetivo deste Fundo é garantir sustentabilidade fiscal e custear investimentos em ações estruturantes nas áreas de saúde, educação, segurança pública, ciência e tecnologia, e meio ambiente. A medida será promulgada e publicada no Diário Oficial do Legislativo dos próximos dias.

Segundo a proposta, o Fundo será composto por recursos oriundos da exploração da produção de petróleo e gás natural, sendo 50% das receitas recuperadas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), decisões administrativas, judiciais ou indiciamentos legislativos referentes à exploração de petróleo e gás, além de 30% de todo o aumento na arrecadação do Rio com os recursos de participação especial sobre a produção de petróleo e gás natural. Após ser promulgada, a norma ainda precisará ser regulamentada através de lei complementar.

Deputado bolsonarista que acabar com a UERJ, que para ele está aparelhada “com viés socialista”

Elizeu Pires

"Coisa de extremista".  Assim está sendo classificado um projeto de lei apresentado pelo deputado Anderson Moraes, o Anderson da Margareth (PSL), que quer acabar com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Agora representante da direita na Assembleia Legislativa, Moraes já foi membro do Partido Comunista do Brasil.  

Segurança Presente chega a Japeri

Policiamento no Centro e Engenheiro Pedreira terá reforço de 43 agentes

Começarão a funcionar nesta terça-feira (1) em Japeri, na Baixada Fluminense, duas bases do programa Segurança Presente. Serão 43 agentes atuarão das 8h às 20h no Centro do município e na localidade de Engenheiro Pedreira, contando com seis viaturas e 10 motocicletas.