Prefeito de Queimados estaria de olho em Japeri

Max Lemos estaria trabalhando para governar o município de Japeri através de um indicado Max Lemos já trabalharia para eleger um candidato a prefeito e governar junto

A mobilidade garantida pelo Arco Metropolitano, empreendimento que está levando grandes indústrias para a Baixada Fluminense, está fazendo a cidade mais pobre da região ser cobiçada por políticos vizinhos. Depois de André Ceciliano (PT) - ex-prefeito de Paracambi que desde 2008 vem tentando governar Japeri - o interessado da vez seria o prefeito de Queimados. Max Lemos (PMDB), que só não transferiu ainda seu domicilio eleitoral por causa de um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que uma eventual candidatura de político que esteja cumprindo o segundo mandato de prefeito em uma determinada cidade a um pleito subsequente em outro município, para o mesmo cargo, seria uma disputa pelo terceiro mandato.

Procuradoria Eleitoral marcou em cima em 2014

André Ceciliano e Paulo Melo estão entre os políticos mais processados pela Procuradoria Regional Eleitoral Foram propostas 53 ações e tem deputado correndo risco

As eleições já aconteceram, os eleitos já foram empossados, mas o trabalho da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ), continua. A fase agora é de acompanhar os processos em tramitação e lutar para que os réus sejam condenados pela Justiça Eleitoral. De acordo com a PRE/RJ, que há um ano tem à frente o procurador da República Paulo Bérenger, foram ajuizadas 53 ações de investigação judicial eleitoral e representações contra 65 candidatos, todas por abuso de poder econômico e político, captação ou gastos ilícitos e uso indevido dos meios de comunicação. Entre os deputados estaduais eleitos mais processados estão André Ceciliano (PT), Paulo Melo e Thiago Pampolha (PMDB), com dois processos cada um. Entre os federais lidera Marco Antonio Cabral (PMDB), com três ações, seguido por Clarissa Garotinho (PR) e Pedro Paulo (PMDB).

Posse de deputados teve tom de despedida no Rio

A solenidade de posse marcou o início da 11ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Paulo Melo discursa como quem está buscando mesmo um novo rumo

Quem pensa que o deputado estadual Paulo Melo (PMDB) desistiu de pleitear uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, pode estar redondamente enganado. Ao presidir hoje a sessão de posse dos parlamentares que vão atuar na 11ª legislatura da Assembleia Fluminense ele afirmou: “A vida é feita de ciclos e cada um vive o seu. Logicamente, quando empossamos os novos deputados, iniciamos um novo e quero agradecer a todos pelo ciclo que eu vivi graças ao companheirismo de todos vocês. Agora, ninguém aqui tem mais ou menos votos do que os outros. Todos têm a mesma incumbência e o que nos difere é a capacidade de trabalho nesta quase santa missão. Agradeço a vocês pela realização de um sonho que, quando saí da minha cidade, aos 11 anos, jamais imaginei que seria possível”. Minutos antes do início da sessão a assessoria de comunicação da Alerj corrigiu, no site da instituição, a lista de deputados a serem empossados, consertando um erro cometido na sexta-feira, quando incluíram o nome da primeira suplente do PRB, Sonia Sthoffel entre os que seriam empossados.

Tribunal de Justiça livra ex-secretário de governo de Japeri da acusação de ter mandado matar comerciante em 2012

     O ex-secretário de Governo de Japeri, Cláudio Vieira, está livre da acusação de ser um dos mandantes do assassinato do comerciante Andre da Silva Conceição, o Andrezinho, de 39 anos, crime ocorrido em 2012. Cláudio foi impronunciado em decisão do Tribunal de Justiça, que concluiu pela inexistência de indícios suficientes para manter a pronuncia feita em juízo de primeira instância contra ele. Claudio  foi acusado em investigação conduzida pela 63ª Delegacia Policial e chegou a ser preso preventivamente. O que se comenta na cidade é que Vieira e outras pessoas ligadas a administração municipal teriam sido denunciadas por questões políticas, uma vez que se tratava de período eleitoral e o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, sobrinho do então secretário, liderava as pesquisas de intenção de votos contra o deputado estadual André Ceciliano e o ex-prefeito Carlos Moraes Costa, o que se confirmou depois com a reeleição de Timor com 41,79% dos votos válidos.

     Durante os três meses da campanha eleitoral de 2012 o município foi abalado por uma série de denúncias contra a administração municipal, sem que nada tivesse sido concluído como verdadeiro até agora, tendo inclusive as contas de gestão da Prefeitura referentes aos exercícios de 2012 e 2013 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Passada a eleição vereadores perderam o interesse em fiscalizar o atendimento médico em Japeri

A situação na rede municipal de saúde de Japeri é a mesma de três meses, mas aquele súbito interesse de vereadores em fiscalizar o atendimento prestado aos moradores sumiu no dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições, o que sugere que as ações seriam mesmo política, com vistas a beneficiar o deputado estadual André Ceciliano, que desde 2008 anda pelo município tentando pavimentar seu caminho até ao governo municipal. Ele já disputou a Prefeitura duas vezes e em ambas foi derrotado pelo atual prefeito, Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor. Por conta dos métodos nada ortodoxos usados nas "visitas" dos "fiscais do povo", pelo menos três médicos desistiram de trabalhar no município.

Em setembro, por exemplo, servidores da rede municipal de Saúde de Japeri classificaram como “terrorismo político”, as “ações de fiscalização” que, segundo alguns deles, “mais pareciam ação policial na busca de bandidos”, principalmente as atribuídas ao vereador Hélder Pedro Barros, que fazia essas fiscalizações usando um carro adesivado com material de campanha de Ceciliano.

PMDB terá bancada de 15 na Alerj

O PMDB vai se manter com a maior bancada na Assembleia Legislativa, com 15 parlamentares. De acordo com os números divulgados até agora pelo TRE-RJ, estão eleitos Paulo Melo, Fábio Silva, Jorge Picciani, Osorio, Domingos Brazão, Gustavo Tutuca, Rafael Picciani, Edson Albertassi, Bernardo Rossi, Daniele Guerreiro, Waguinho, Pedro Augusto, André Lazaroni, Benedito Alves e Rosenverg Reis. A segunda bancada será do PSD, formada por Wagner Montes, Samuel Malafaia, André Corrêa, Martha Rocha, Christino Áureo, Iranildo Campos, Jorge Felipe Neto e Milton Rangel.

Ainda segundo os números atuais do TRE-RJ, o PR terá sete parlamentares, compondo sua bancada com Nivaldo Mulim, Filipe Soares, Bruno Dauaire, Márcia Jeovani, Rogério Lisboa, Jair Bitencourt e Renato Cozzolino Harb. Pelo PT foram eleitos os candidatos Zeidan, Carlos Minc, Waldeck, André Ceciliano, Sadinoel e Zaqueu.

Japeri lança candidato próprio a deputado estadual

Município mais pobre da Baixada Fluminense quer ter uma voz na Alerj

Com cerca de 60 mil eleitores, o município de Japeri vai tentar, pela segunda vez nos últimos anos, eleger um político local para representá-lo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Trata-se do vereador Marcos Arruda, candidato a deputado estadual pelo PT do B. Em 2010 o postulante local a uma cadeira no parlamento estadual foi também um vereador, o então presidente da Câmara Municipal Kerly Gustavo Bezerra, que teve na cidade 14.303 votos, com a maioria dos sufrágios sendo conferida para políticos de fora do município, como o deputado estadual André Ceciliano (PT), que foi o segundo mais votado, com 6.025 votos. Ao todo os chamados “candidatos forasteiros” tiveram 26.059 votos de um total de 40.362 votos nominais computados pelo TRE para deputado estadual na cidade naquele ano.

“Terror” de vereadores espanta novos servidores de Japeri

Depois da invasão de uma escola grupo vai a posto de saúde no bairro Mucajá

A Procuradoria Geral do município de Japeri deverá encaminhar, ainda hoje, mais uma representação criminal contra um grupo de vereadores do município por abuso de poder. Na semana passada uma queixa-crime foi feita na 63ª Delegacia Policial contra os vereadores Cezar Melo (PT do B), José Walter de Macedo, o Val (PSB), Hélder Pedro Barros (PT do B), Márcio José Russo, o Manequinha (PRB), Márcio Rodrigues Rosa, o Bibi, José Luiz de Carvalho, o Luizinho (ambos do PR) e Jonas Aguiar Cruz (PMDB), acusados de invadir a Escola Municipal Professora Celita Rodrigues de Andrade, localizada no bairro Marajoara. Dessa vez a “visita” foi feita ao posto de saúde que funciona no bairro Mucajá. Segundo foi relatado ontem, o vereador Hélder Pedro Barros, que é policial militar reformado por deficiência auditiva, teria entrado armado na unidade, o que teria assustado uma paciente que no momento da chegada do grupo estava sendo submetida a uma sessão de fisioterapia.

MP quer o fim de loteamento dos postos do Detran

Esquema de corrupção teria sido montado para financiar campanhas de deputados

O Ministério Público quer o governo estadual substituindo os chefes dos postos do Detran indicados por deputados. A finalidade é desmontar um es- quema de corrupção que desde 2007 estaria arre- cadando milhões de reais todos os meses, supos- tamente para financiar as campanhas de parla- mentares da bancada do governo na Assembleia Legislativa. O esquema que - acreditam as autori- dades - pode ter rendido mais de R$ 300 milhões nos últimos seis anos, seria uma rede criminosa que estaria dominando postos da Baixada Fluminense, Zona Oeste do Rio e Região dos Lagos. Desde 2009 já foram desbaratadas várias quadrilhas em diversas unidades, sem, entretanto, desmantelar o esquema. Só do posto de Paracambi, em 2011, foram pressas 22 pessoas. Essa unidade era controlada por Ricardo Loroza Resende, indicado para o cargo pelo deputado estadual André Ceciliano (PT). Um ano depois, em setembro de 2012, 38 pessoas que operavam em Magé, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo e Tanguá foram presas numa operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Nessa época o posto de Magé era comandando por um grupo ligado ao deputado Samuel Corrêa da Rocha Junior, o Samuquinha (PR).