Lindberg confirma intenção de disputar Prefeitura de Nova Iguaçu

Ex-prefeito voltou a morar cidade para conduzir campanha de Lula na Baixada

Lindberg Farias foi entrevistado no EstúdioB pelo jornalista Marlon Brum - Foto: Reprodução/EstúdioB Em entrevista no início da noite desta segunda-feira (21) ao jornalista Marlon Brum, da equipe do EstúdioB Central de Entrevistas da Baixada Fluminense, o ex-senador Lindberg Farias (PT), agora exercendo mandato de vereador no Rio, confirmou que pretende mesmo disputar a Prefeitura de Nova Iguaçu, cidade que governou de 1º de janeiro de 2005 a 31 de março de 2010, quando renunciou o mandato para concorrer ao Senado.

Estúdio B vai receber Marcelo Freixo dia 10

Pré-candidato ao governo do Rio vai expor suas propostas ao vivo

Líder nas pesquisas de opinião que vêm sendo divulgadas para a eleição ao governo do estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) será o próximo entrevistado do Estúdio B. O encontro acontecerá na próxima quinta-feira (10), a partir de 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Freixo se diz animado com a possibilidade de poder expor seus projetos, em especial para os cerca de quatro milhões de habitantes da Baixada Fluminense, considerada por ele uma região prioritária na corrida eleitoral que se avizinha.

Uma terça-feira quase definitiva: Governador chama os prefeitos para uma conversa, e as orelhas do presidente da Alerj podem ficar tostadas

● Elizeu Pires

Castro tem o que os prefeitos precisam: Dinheiro para obras Prefeitos alinhados com o governador Claudio Castro foram convocados a estarem amanhã (11) no Palácio Guanabara, e, ao que tudo indica, as orelhas do presidente da Alerj, André Ceciliano, vão queimar um pouco, pois a conversa seria em torno dele, já que a queda de braço entre os dois tornou-se evidente nos últimos dias. Com os cofres cheios, Castro deverá por as cartas na mesa, na base do "quem estiver com ele estará contra mim".

Lula lidera disputa presidencial, mas para de crescer, mostra pesquisa XP/Ipespe

Petista venceria qualquer candidato e Jair Bolsonaro perderia para Ciro e Dória em eventual segundo turno

A pesquisa mostra o ex-presidente Lula batendo todos os nomes ventilados até agora como possíveis candidatos O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando a disputa ao Palácio do Planalto no próximo ano, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quarta-feira. Mas o levantamento mostra que o petista parou de crescer. No cenário espontâneo, a intenção de voto em Lula oscilou de 30% para 31%, de setembro para outubro, e, no estimulado, passou de 43% para 42%. A evolução do presidente Jair Bolsonaro, foi de 23% para 24% no levantamento espontâneo e se manteve em 28% no estimulado.

TRE-RJ confirma que votação eletrônica nas eleições suplementares de 12 de setembro será auditada

O desembargador Cláudio dell'Orto quer mostrar que o sistema é confiável, à prova de fraude Em meio a guerra travada pelo presidente Jair Bolsonaro contra o sistema de votação eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), vai provar, ao vivo, que as urnas são auditáveis. De acordo com o presidente do órgão, desembargador Cláudio dell'Orto, nas eleições suplementares que serão realizadas no dia 12 de setembro para escolha de novos prefeitos e vices  nos municípios de Itatiaia, Santa Maria Madalena e Silva Jardim, a votação será auditada e a auditoria será transmitida integralmente ao vivo pelo Youtube.  "As urnas são auditáveis e vamos aproveitar os pleitos em Itatiaia, Silva Jardim e Santa Maria Madalena para possibilitar que as pessoas conheçam esse procedimento, que visa comprovar a sua segurança", disse o desembargador.

Apesar de nunca ter sido comprovada nenhuma fraude na votação eletrônica instituída há 25 anos e de ter ganho várias eleições para deputado antes de sua vitória para presidente da República, Jair Bolsonaro tem atacado o sistema, tendo chegado a afirmar que se não for implantado o voto impresso não aceitaria uma possível derrota em 2022, o que está sendo visto como sinais expressos de desespero diante dos números das pesquisas de intenção de votos que mostram que ele perderia feio para o ex-presidente Lula.

Políticos da Baixada aprovam nome de André Ceciliano para o senado, menos os prefeitos de Belford Roxo e Duque de Caxias

● Elizeu Pires

André circula bem em todos os ambientes políticos Com a ficha borrada e esperando apenas o Supremo Tribunal Federal determinar a execução de uma sentença de sete anos e dois meses de prisão em regime semi aberto, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB) está tecnicamente fora do páreo nas eleições de 2022. Queria concorrer ao Senado ou compor chapa como vice ao governo do Rio. Porém, pelo que se desenha, deverá ser apenas cabo eleitoral de luxo do candidato a senador que o presidente Jair Bolsonaro indicar. Isso significa dizer que o presidente da Alerj, André Ceciliano - se decidir mesmo disputar uma cadeira no Senado - não irá contar com apoio de Reis, e o mesmo deverá ocorrer em relação ao prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, que está fechado com Bolsonaro, e pode ter o próprio nome colocado no tabuleiro.

STF confirma suspeição de Sergio Moro na ação do triplex do Guarujá

Por sete votos a quatro, o Plenário manteve entendimento da Segunda Turma de que o ex-juiz agiu com parcialidade na condução do processo.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, ontem (23), a decisão da Segunda Turma do Tribunal que declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao triplex no Guarujá (SP). Por maioria de votos, o colegiado entendeu que Moro demonstrou parcialidade na condução do processo na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).