Monitoramento diário na Baía de Guanabara já começou

Ecobarcos e ecobarreiras são os equipamentos usados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Foto: Maurício Pingo) Mas o cuidado é só durante as Olimpíadas: coletas serão feitas nas raias olímpicas e rampas de acesso dos atletas à água até setembro

O projeto de despoluição da Baia de Guanabara foi divulgado pela primeira vez em 1987, durante a gestão do governador Moreira Franco. Desde então já se consumiu muitos milhões de dólares, dezenas de convênios foram firmados, mas a sujeira continua lá. Agora, como paliativo, anunciou-se um monitoramento diário que começou nesta quinta-feira, mas a medida é só para os jogos olímpicos. Segundo o secretário do Ambiente, André Correa, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) passa a fazer diariamente o monitoramento da qualidade da água nos pontos onde haverá as regatas olímpicas dos Jogos Rio 2016 até o término das Paraolimpíadas, no dia 18 de setembro. “É para dar mais segurança e transparência”, diz ele, acrescentando que o órgão está trabalhando junto com a Organização Mundial de Saúde. Para o secretário, o maior desafio é a remoção do lixo flutuante, e não a qualidade das águas. Para isto 12 ecobarcos e 17 ecobarreiras estão prontos para funcionar durante os jogos. E depois?

Apesar da crise folia aquece economia no interior

O litoral do interior fluminense é o grande destino este ano Ocupação nos hotéis nas regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro é de 100%. Angra dos Reis, Maricá, Nova Friburgo, São João da Barra, Niterói e Mangaratiba são os recordistas este ano

Milhares de pessoas começam a cair nas estradas nesta quinta-feira para aproveitar o feriado prolongado do carnaval. Vários municípios fluminenses decretaram ponto facultativo amanhã e e na quarta-feira de cinzas, com as prefeituras voltando às atividades normais no dia 11. De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo, o carnaval deste ano vai superar as expectativas do setor para as cidades do interior, onde 732 blocos e escolas de samba estarão desfilando. Segundo a secretaria, apesar da crise, hotéis e ousadas das regiões turísticas registram 100% de ocupação e o número de desfiles é 16,38% maior que o registrado em 2015 e 42,69% superior ao do ano anterior.

Maricá e Niterói estão “nadando” em dinheiro

Rico ri a toa: Washington Quaquá e Rodrigo Neves não podem se queixar, pois o governo federal que sacrifica os outros municípios está enchendo os cofres de Maricá e Niterói Governadas pelo PT as duas cidades não perderam um centavo sequer de recursos federais. Muito pelo contrário: os repasses aumentaram em 2015 em comparação aos dois anos anteriores

Se as coisas estiverem ruins em Maricá e Niterói o problema é de gestão e não de falta de dinheiro, pois os dois municípios - ao contrário das outras 90 cidades fluminenses - não sofreram cortes por parte do governo federal e em 2015 passaram receber ainda mais dinheiro em relação aos dois anos anteriores. Tendo como prefeitos Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Quaquá (presidente estadual do Partido dos Trabalhadores) e Rodrigo Neves, Maricá e Niterói tiveram os repasses dos royalties do petróleo aumentados a partir de 2013, enquanto os demais municípios da zona produtora principal tiveram cortes de até 60%. Para alguns prefeitos da região, Quaquá e Rodrigo estão sendo blindados pelo governo federal por supostamente assegurarem interesses de gente importante do PT. “Chega a ser uma postura criminosa”, diz o prefeito de uma cidade que não sabe mais o que fazer para não fechar as portas da Prefeitura.

Disputa em Casimiro de Abreu começa a se desenhar

Fábio Kiffer, Paulo Dames e Wagner Heringer são, respectivamente, filiados do PSC, PSB e PR PSC, PSB e PR já tem pré-candidatos à sucessão municipal

Com várias pendências judiciais e muitas contas acertar com o município por decisões condenatórias do Tribunal de Contas do Estado, o ex-prefeito Paulo Dames voltou a circular por Casimiro de Abreu. Morador de Niterói, depois de perder o PMDB para o grupo do prefeito Antonio Marcos Lemos (PSC) Dames filiou-se ao PSB para disputar a Prefeitura em 2016, se a Justiça homologar o seu registro. Pendências a parte, é pré-candidato declarado, assim como o empresário Wagner Heringer, nome do PR. Os dois estão se preparando para, possivelmente, enfrentar Fábio Kiffer, um estreante na vida pública assim como Heringer. Kiffer foi anunciado pré-candidato pelo PSC, com apoio do PMDB e do atual prefeito.

Com a língua afiada no mandarim

Kaio Macedo, Jonata Silva e Gabriel Luiz Rosa cursam a 1ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa e foram escolhidos para representarem o Brasil Alunos da rede estadual participam de competição sobre o idioma dos chineses

No próximo sábado três estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro estarão participando de uma competição na China e isso nada tem a ver com esporte. Foram lá mostrar que mandam bem na língua chinesa e conhecem muito da história daquele país asiático. Kaio Macedo, Jonata Silva (ambos de 15 anos) e Gabriel Luiz Rosa, de 17 anos, cursam a 1ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa, em Niterói. Eles foram escolhidos para representarem o Brasil na 8° edição do campeonato internacional Chinese Bridge. “Nunca imaginei que no primeiro ano na escola, sem qualquer conhecimento prévio de mandarim, pudesse obter um resultado como esse. Estou muito feliz e tenho estudado bastante para essa competição, disse Kaio Macedo.

Pedágio no Arco Metropolitano deverá ficar em R$ 5,50

Carlos Osório diz que o estado vai ganhar muito com o programa custeado pela iniciativa privada em troca de mais pedágios e maior tempo de concessão Estrada será privatizada sem o trecho da Magé-Manilha, cujas obras de duplicação estão a cargo do governo federal, mas continuam paradas apesar da promessa de que seriam retomadas até o dia 31 de maio 

Para garantir investimentos no maior programa de logística da história do pais o governo federal ampliou o prazo das concessões de rodovias existentes desde 1996 e irá privatizar várias estradas Brasil a fora. No pacote de novas concessões está incluída a Rodovia Rafhael de Almeida Magalhães, trecho da BR-493 que vai de Saracuruna a Itaguaí, batizado de Arco Metropolitano, que, segundo estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), poderá ter uma tarifa de pedágio de R$ 5,50 nos 70 quilômetros de via. Sem recursos para tocar as obras, a União fez um acordo com os consórcios, que assumirão as obras e terão mais tempo operando as rodovias.

Conta salgada para ex-prefeito de Niterói

Godofredo poderá ser obrigado a devolver mais R$ 800 mil Tribunal de Contas manda Godofredo Pinto devolver R$ 455 mil aos cofres da municipalidade. Em outro processo devolução pode ser de mais de R$ 800 mil

Um convênio firmado em 2005 entre a Prefeitura de Niterói e a Associação de Moradores e Amigos do Cantagalo e Parque da Colina, para implantação do Programa Saúde da Família (PSF), nas duas comunidades foi apontado como irregular pelo Tribunal de Contas do Estado, que condenou o ex-prefeito Godofredo Saturnino da Silva Pinto (PT) a devolver, com recursos próprios, R$ 455.340,29 aos cofres da municipalidade, além de multá-lo em R$ 8.135,70. No entender do conselheiro José Maurício de Lima Nolasco, houve prática de ato antieconômico no Convênio 089/05 - com valor de R$ 2.880.930,48 e prazo de dois anos - assinado em 27 de janeiro de 2005.

Municípios produtores de petróleo vão encostar ANP na parede

Walcyr Barroso foi convidado pela Ompetro para explicar a conta dos royalties aos prefeitos da Zona de Produção Principal Prefeitos querem explicações sobre critérios usados na distribuição dos royalties nos últimos meses

A prefeita de Campos, Rosinha Matheus (PR), saiu na frente e encaminhou uma série de questionamentos à Agência Nacional do Petróleo, responsável pelo rateio da compensação financeira pela exploração do petróleo aos municípios e das participações especiais. Já no próximo dia 2 o clima pode esquentar, pois  Walcyr Barroso, presidente da ANP, irá ao encontro dos prefeitos das cidades que formam a Zona de Produção Principal para explicar como estão sendo feitos os cálculos que definem o pagamento dos royalties e das participações especiais sobre a produção de petróleo, uma vez que mais que preocupados com as perdas, os gestores municipais estão intrigados com os percentuais diferenciados, pois enquanto algumas prefeituras sofrem perdas entre 60% e 80%, em média, outras perdem bem menos, como as de Maricá e Niterói, governadas por prefeitos eleitos pelo PT.

Cinco suplentes já estão garantidos na Alerj

Tânia Rodrigues já teve uma passagem pela Alerj e foi vereador em Niterói E assim a Baixada Fluminense terá mais três deputados 

Pelo menos cinco primeiros suplentes de deputado estadual vão assumir cadeiras de titulares na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com a escolha dos eleitos para comandar secretarias no governo fluminense e na Prefeitura do Rio. Dos cinco suplentes dois ainda tem mandatos de deputado: são Jorge Moreira Teodoro, o Dica e Marcelo Simão, ambos do PMDB e com base eleitoral na Baixada Fluminense. Eles serão empossados nas vagas de Rafael Picciani e Carlos Roberto Osório. Rafael foi escolhido pelo prefeito Eduardo Paes para o cargo de secretário de Transportes e Osório, que já comandou a pasta, será o secretário estadual de Transportes. A ascensão dos suplentes vai reforçar a bancada da Baixada, que terá, além de Dica e Simão, o filho do ex-prefeito de Itaguaí, Abeilard Goulard (assassinado em 1990), o vereador Abeilard Goulard de Souza Filho, primeiro suplente do SD, que vai entrar na vaga de Pedro Fernandes Neto, que será o secretário de Assistência Social.

E o “Lindinho” virou “patinho” feio

Lindberg Farias fica em quarto lugar, quase empatando com nanico do PSOL

Quarto colocado na disputa pelo governo do estado do Rio de Janeiro pelo PT, quase empatado com o postulante do PSOL, o senador Lindberg Farias, chamado de “Lindinho” por parte do eleitorado feminino, virou o “patinho feio” da política fluminense. Farias foi surrado nas urnas e não venceu nem nas cidades governadas pelo PT. Em Niterói, por exemplo, Lindberg foi o quinto colocado, perdendo, inclusive, para Tarcísio Mota, que também ganhou dele no Rio, com uma diferença de quase dois 200 mil votos. A votação de Lindberg na cidade comandada pelo petista Rodrigo Neves não chegou a 29 mil votos, enquanto Tarcísio passou dos 42 mil, tendo ficado na segunda colocação