Caixa-preta da Codeni esconde gastos em Nova Iguaçu

Não há dados sobre que é feito com os recursos e os repasses dos primeiros três meses deste ano quase dobram em comparação ao último trimestre de 2016

Ninguém no município sabe dizer para que serve exatamente a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) e tão difícil como ver alguma utilidade no órgão é saber onde e em que a autarquia municipal gasta os recursos repassados todos os meses pela Prefeitura. Em março, por exemplo, foram creditados na conta da Codeni R$ 2.650.632,24, quase que o total recebido por ela durante todo o último trimestre de 2016, quando a soma de repasses chegou a R$ 2.863.956,65. O total transferido à companhia nos três primeiros meses da gestão do prefeito Rogério Lisboa (foto) passa de R$ 6,6 milhões e o aumento elevado no volume de recursos para a autarquia coincide com a devolução de R$ 2 milhões feita pela Câmara de Vereadores naquele mês, dinheiro que teria sido ser usado em parte para pagar algumas empresas. O problema é saber quem recebeu o que e como se deu a escolha dos que receberiam as faturas atrasadas...

Clínica da Família de Miguel Couto tem equipamentos roubados

Unidades de saúde estão fechadas e a população diz que não há segurança

Fechada e sem segurança, a Clínica da Família Carlinho da Tinguá, em Miguel Couto, foi visitada por ladrões que levaram diversos equipamentos. A unidade está localizada na Rua Digomar Simões e Souza e durante a gestão passada prestava atendimento 24 horas. Está e várias outras unidades de atendimento médico saúde do município de Nova Iguaçu estão fechadas e sem a vigilância adequada. A Secretaria de Saúde ainda não prestou qualquer informação e o prefeito Rogério Lisboa não se pronunciou sobre o assunto. O que se teme na cidade é o sucateamento das clínicas da família, construções novas e dotadas de equipamentos modernos, que não estão recebendo a devida atenção do governo, que parece mais interessado em criar situações de emergência para firmar contratos milionários sem licitação, o que acaba favorecendo alguns grupos.

Nova Iguaçu pagou R$ 27 milhões a empresas este mês

E deixou os servidores sem ceia de Natal

Sumido das ruas desde que foi derrotado nas urnas no dia 30 de outubro pelo deputado estadual Rogério Lisboa, o prefeito Nelson Bornier (foto) vai deixar o cargo no próximo dia 31 e a saída não será nada honrosa para um político que já exerceu três mandatos de prefeito e cinco de deputado federal. Vai sair pelos fundos e levar nos ombros o peso de ter preferido pagar a fornecedores, empreiteiras e empresas de mão de obra - escolhendo a dedo quem receberia - em vez de amenizar em pelo menos um pouco a situação dos servidores. Ao todo, aponta o sistema de registros de pagamentos da Prefeitura, do dia 1º de dezembro até ontem a administração desembolsou R$ 27.360.646,32 em favor de 36 empresas, sendo nove ordens de pagamentos para uma única prestadora de serviços, a Empresa Iguaçu de Manutenção e Serviços, que, apontam os registros, teria recebido R$ 5.094.051,03. Ainda de acordo com o sistema, o segundo credor que mais dinheiro recebeu este mês é a SNA Comércio e Distribuição, que aparece nos registros com dez ordens de pagamento no total de R$ 4.313.730,49.

Walney Rocha deverá comandar a Saúde de Nova Iguaçu

Walney, Fernando Gonçalves, Ferreirinha e Drigão seriam nomes já definidos para postos de comando E Fernando Gonçalves pode assumir a direção do Hospital da Posse

Secretário de Saúde na gestão do prefeito Lindberg Farias, período em que 39 unidades particulares entraram em colapso financeiro por falta de pagamento das faturas pelos serviços prestados através do SUS, o suplente de deputado federal pela coligação PMDB / PP / PSC / PSD / PTB em exercício de mandato, Walney Rocha, poderá retornar ao controle da pasta em janeiro, compondo a equipe de governo do prefeito Rogério Lisboa (PR). Quem também deverá ter um cargo de comando no setor de saúde é o médico e ex-deputado federal Fernando Gonçalves, indicado para a direção do Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse.

Ibope mostra Rogério Lisboa liderando em Nova Iguaçu

Rogério - que no primeiro turno teve 26 mil votos a mais que Bornier - aparece na dianteira com folga Candidato do PR aparece com 24% na frente de Bornier

Se o segundo turno das eleições fosse hoje o deputado estadual Rogério Lisboa - candidato do PR à Prefeitura de Nova Iguaçu - estaria eleito com 62% dos votos válidos. É o que revela pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 7 e 9 de outubro, com divulgação autorizada para o dia 12. De acordo com a amostra que está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-03114/2016, Nelson Bornier (que disputa a reeleição pelo PMDB) tem 38% das intenções de voto. O Ibope ouviu 504 eleitores, a margem de erro é de 4% para mais ou para menos e a pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

Bornier vai enfrentar a fúria dos excluídos

Na convenção que homologou sua candidatura e o seu bloco de vereadores Nelson Bornier discursou empolgado. A realidade hoje é bem diferente (Foto: Folha de Iguassu) O prefeito de Nova Iguaçu encomendou redução de vagas na Câmara de Vereadores e os que foram na onda dele morreram afogados. Inclusive quem apresentou a proposta

Marcelo Fernandes Moreira - ex-Marcelinho das Crianças e agora Marcelinho do Trem - deve estar chutando as paredes. Membro do bloco de sustentação do prefeito Nelson Bornier na Câmara de Nova Iguaçu, ele apresentou um projeto reduzindo para 17 o número de vagas na Casa. A encomenda foi entregue e aprovada em plenário. Com isto Marcelo e outros 20 vereadores da atual legislatura não retornarão em janeiro, pois morreram afogados na onda de Bornier, que, segundo a maioria dos membros da Casa, é o verdadeiro dono da ideia. Agora, boa parte deles pretende dar o troco, apoiando no segundo turno o candidato do PR, Rogério Lisboa, que teve 26 mil votos a mais que o atual prefeito na primeira fase da eleição. Quanto ao “autor” da façanha, que em 2012, quando foram eleitos 29 vereadores teve 3.205 votos e conseguiu uma cadeira pelo PTN, vai ter pelo menos quatro anos para se arrepender, pois somou apenas 2.125 votos dessa vez, o que não lhe permite nem sonhar com um segundo mandato, pois acabou como nono suplente em sua coligação que elegeu cinco.

PR e PRB vão caminhar juntos contra Bornier

Rosangela Gomes, que teve mais de 38 mil votos no primeiro turno, decidiu apoiar Rogério Lisboa Rosangela Gomes confirma apoio a Rogério Lisboa em Nova Iguaçu

Em evento realizado na noite de ontem a deputada federal Rosangela Gomes, terceira colocada na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu, convocou os candidatos a vereador por seu partido - o PRB - e a militância que caminhou com ela no primeiro turno a apoiarem agora o candidato do PR, o deputado estadual Rogério Lisboa, que teve 26 mil votos a mais que o candidato do PMDB e atual prefeito, Nelson Bornier, superando as expectativas até de seus aliados. Rogério obteve 157.986 votos e Bornier que somou 131.531.

Rogério e Deodalto buscam apoio para o segundo turno

Rogério Lisboa e Deodalto Ferreira lutam para validar seus votos e buscam apoio para a nova votação Os dois dão como certa a validação dos votos obtidos na primeira votação

Tão logo terminou a totalização dos votos na noite de domingo Nelson Bornier (PMDB), declarado eleito logo no primeiro turno, retirou-se para casa. Não apareceu no comitê central nem saiu às ruas para comemorar. Experiente, sabia que não tinha vencido e que ainda teria de enfrentar uma dura batalha pela frente, pois Rogério Lisboa (PR), mostrou nas urnas que não estava de brincadeira quando entrou na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Lisboa teve 157.986 votos, 26.455 a mais que Bornier, que somou 131.531 votos. Em Belford Roxo ocorre a mesma coisa: Wagner dos Santos Carneiro (PMDB) consta como eleito com 102.777 votos porque Deodalto Ferreira (DEM), da mesma forma que Rogério, não teve sua votação (65.855) validada. Nesta terça-feira ele viajou para Brasília, onde seu recurso será julgado pelo TSE. Assim como Rogério, está confiante e desde segunda-feira vem buscando apoio para o segundo turno, que acredita que irá disputar.

Eleição em Nova Iguaçu ainda não terminou

Nelson Bornier teve 26.455 votos a menos que Rogério Lisboa, mas foi declarado vencedor Votos do primeiro colocado serão disputados na Justiça

Embora tenha sido declarado reeleito no primeiro turno, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), vai ter que esperar mais um pouco para comemorar. É que o candidato do PR, Rogério Lisboa - que teve mais votos que ele - está dependendo da Justiça para fazer valer sua votação. Lisboa teve o registro indeferido duas vezes pelo juízo da 27ª Zona Eleitoral, recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral que julgou o recurso na última sexta-feira, liberando, segundo a assessoria jurídica do candidato, o registro, mas mesmo assim Rogério concorreu com o status “indeferido com recurso”, o que levou os seus 157.986 votos a serem computados em separado. Bornier foi para casa ontem de cabeça inchada, por que obteve 26.455 votos a menos que Rogério, somando 131.531 e mesmo apontado vencedor no sistema de divulgação de resultados do Tribunal Superior Eleitoral não pode soltar fogos.