Candidatura só se for pelo MDB

Presidente da Câmara de Nova Iguaçu quer uma cadeira de deputado federal

No início da semana os meios políticos de Nova Iguaçu foram surpreendidos com a informação de que o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Teixeira Junior, o Juninho do Pneu, seria pré-candidato a deputado federal pelo DEM, partido do qual o prefeito Rogério Lisboa (PR) está cada vez mais perto. Entretanto, a janela – dispositivo que garante que um político em exercício de mandato troque de partido sem perder a cadeira para o suplente – é só para os deputados, não contemplando vereadores, pois esses só podem contar com essa proteção no ano de eleições municipais. Juninho tem todo o direito de concorrer a deputado, mas terá de ser pelo MDB, cujos quadros ele pertence. Se sair para o DEM corre o risco de ficar sem a cadeira de vereador.

Edital capenga faz TCE barrar licitação de R$ 22 milhões em N. Iguacu

E mais um contrato emergencial poder vir a ser feito pela Secretaria de Educação

Ao que tudo indica a gestão do prefeito Rogério Lisboa (foto) acha mesmo que pode subestimar os técnicos do Tribunal de Contas do Estado, encaminhando editais capengas para provocar o cancelamento de licitações, para poder renovar as já manjadas emergenciais. Mais uma vez o TCE barrou o pregão para contratação dos serviços de limpeza e conservação para as unidades escolares e administrativas da rede municipal de ensino, com valor estimado R$ 22.875.905,52, atualmente prestados, sem licitação desde fevereiro do ano passado pela empresa JB Alimentação e Serviços. A Prefeitura informou ao TCE ter colhido três orçamentos, pediu urgência na liberação do processo, mas deixou de fazer o óbvio: apresentar as cotações de preços para que essas pudessem ser conferidas pelos técnicos da corte de contas.

Fazenda São Bernardino vai virar parque público

Projeto de restauração está sendo analisado pelo Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está analisando o projeto de restauração da Fazenda São Bernardino, uma construção de 1875 integrada ao patrimônio do município de Nova Iguaçu após vários anos de disputa judicial. A proposta é transformar a área em parque público, tendo a casa grande como sede, funcionando como uma espécie de centro cultural. Com uma área de 16 mil m², a fazenda foi tombada em 1951, mas nunca foi tratada como monumento histórico nem cuidada pelo poder público, sendo alvo de saques, depredação e teve boa parte da edificação principal destruída por um incêndio, em 1980.

Gratificação dos agentes de trânsito em Nova Iguaçu poderá ser condicionada a metas de aplicação de multas

Como não bastassem as operações esquisitas que vem recheando a conta bancária da empresa Rodando Certo, contratada sem licitação pelo prefeito Rogério Lisboa para rebocar veículos e administrar o depósito público municipal, o aumento da gratificação para os agentes de trânsito por eles reivindicado, poderá ser mais um problema para os moradores de Nova Iguaçu, que acabará pagando a conta duas vezes. Pelo que se comenta dentro da própria Secretaria de Trânsito, em encontro com os servidores do setor marcado para este sábado, o prefeito deverá anunciar que a gratificação poderá dobrar o salário da categoria, mas os agentes terão de melhorar a produção, ou seja multar mais. As operações de transito na cidade tem sido alvo de muitas queixas, pois, reclamam contribuintes, tem sido rebocado veículos até se infração alguma, mas o interessante é que quando vereador, Lisboa foi à Justiça para derrubar as multas aplicadas pela então Coordenadoria de Trânsito, Cositran, alegando que as autuações eram ilegais, porque eram emitidas por nomeados em cargos comissionados e não por pessoal efetivo, mas hoje a secretaria responsável pela aplicação de multas, que é comandada por Herval Barros de Souza – indicado para o cargo pelo deputado Luiz Martins –, mantém vários comissionados atuando de coletes nas ruas, anotando placa de carros.

 

Mesmo recebendo em dia terceirizada atrasa salário em N. Iguaçu

Prime firmou contratos com os setores de Saúde e Educação que somam R$ 24 milhões

De acordo com o sistema que registra as despesas quitadas pela Prefeitura de Nova Iguaçu, de abril até o último dia 10 a Prime Administração e Serviços – que fornece pessoal para os serviços de portaria e limpeza para as secretarias de Educação e Saúde – recebeu 16 pagamentos, mas, segundo alguns trabalhadores recrutados por ela, os salários vem sendo pagos com atraso e quando reclamam são informados na base de Nova Iguaçu, que a solução depende do escritório sede, que fica no município de Paraíba do Sul. A empresa acumula duas advertências publicadas em diário oficial pela Secretaria de Educação, mas mesmo assim teve os contratos firmados sem licitação renovados recentemente pelo prefeito Rogério Lisboa,que insiste em alegar situação de emergência para fazer contratos sem licitação.

Garotinho “bate” em Rogério dando sinal de rompimento…

... mas ex-governador teria muitos indicados nomeados na Prefeitura de Nova Iguaçu

Elogiando o prefeito de Nova Iguaçu desde que voltou à Rádio Tupi, o ex-governador Antonhy Garotinho deu sinal de rompimento ontem (4) com Rogério Lisboa, ao criticá-lo em seu programa na emissora. Entre outras coisas, Garotinho disse que a administração de Lisboa "é fraquinha" e que Rogério, em relação ao Hospital da Posse, "conseguiu piorar o que já estava ruim", fazendo “pior do que o Bornier", numa comparação com a gestão no ex-prefeito Nelson Bornier. Quem ouviu a fala do ex-governador, entendeu o recado como um "racha", já que Garotinho foi um importante cabo eleitoral para o agora prefeito durante a campanha do ano passado.

Empresas de ônibus estariam pretendendo tirar vans de circulação

Há décadas que as empresas de ônibus vinham explorando as linhas municipais sem licitação e nunca se queixaram disso. Só foram legalizadas no ano passado. Agora, com o cancelamento do processo licitatório das vans vêem a chance de dar fim ao transporte alternativo com a a cumplicidade do governo Os trabalhadores do transporte alternativo de passageiros em Nova Iguaçu temem possível ação judicial a partir do cancelamento da licitação que regularizaria o serviço no município

As semelhanças dos casos não estão sendo vistas como meras coincidências pelos trabalhadores que ganham a vida com o transporte alternativo no município de Nova Iguaçu. É que seis dias após a publicação de um ato cancelando o processo licitatório 056/CPL/16, aberto para legalizar a exploração do serviço, donos de vans e kombis que suprem as deficiências dos concessionários nas linhas regulares, foram informados de que empresas de ônibus teriam impetrado uma ação judicial para retirar esses veículos de circulação e estariam contando com isso com apoio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. Ao assinar o cancelamento da concorrência o secretário Herval Barros de Souza alegou como principal motivo o estado de calamidade financeira decretado pelo prefeito Rogério Lisboa. Esse foi o mesmo argumento usado pelo secretário para contratar, sem licitação, a Rodando Certo, empresa que explora o depósito público de veículos e o reboque de carros no município.

Novo sub deverá mandar mais que secretário na Saúde de N. Iguaçu

Titular da pasta em Rio Bonito deverá ser o homem que vai das ordens no setor

Insatisfeito com a situação na administração da Saúde no município, o prefeito Rogério Lisboa está fazendo algumas mudanças na secretaria, já tendo exonerado várias pessoas indicadas pelo deputado Walney Rocha, mas decidiu manter o médico Hildoberto Carneiro de Oliveira como titular da pasta, o que teria ocorrido a pedido da primeira dama e coordenadora do Conselho do Programa Nova Iguaçu Solidário, Erika Borges Ammon. Hildoberto fica no posto, mas deverá ter menos poder do que o próximo subsecretário, que poderá ser nomeado ainda esta semana. Segundo informou agora há pouco uma fonte ligada ao governo, o atual secretário de Saúde de Rio Bonito, Matheus Rodrigues da Costa Neto - que não é médico -, vai ocupar a função e terá amplos poderes para comandar o setor. Matheus, que já foi vice-prefeito em Rio Bonito e secretário de Planejamento em Silva Jardim, teria sido indicado pelo ex-governador Anthony Garotinho, que já emplacou outros quadros para a gestão de Lisboa. Ainda segundo a fonte, Matheus só não foi nomeado antes porque estava preparando uma conferência que foi realizada no fim de semana. Garotinho nega a indicação de qualquer aliado seu para o governo de Lisboa.

Repasse para a Codeni é muito maior

Transferências feitas entre 23 de janeiro e 20 de abril somaram  mais de R$ 7,4 milhões

Em resposta a fontes da Prefeitura que disseram que o elizeupires.com errou ao informar – na matéria “Caixa-preta da Codeni esconde gastos em Nova Iguaçu”, veiculada sábado (dia 22 – que os repasses para a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu feitos pela atual gestão somaram mais de R$ 6,6 milhões, alegando que as transferências foram menores, pedimos desculpas aos nossos leitores para reconhecer que erramos sim. Os créditos na conta da Codeni foram bem maiores: ultrapassaram a soma R$ 7,4 milhões. Os repasses de janeiro foram de R$ 1.898.472,73 e não no valor de R$ 1.112.523,71 como tínhamos informado. Já as transferências de fevereiro chegaram ao total de R$ 1.520.190,10, as de março somaram R$ 2.650.632,24, enquanto os créditos de abril (repasses feitos até o dia 20), somaram R$ 1.359.544,19. O que a gestão do prefeito Rogério Lisboa precisa fazer é explicar porque esse volume tão grande de recursos para uma autarquia cuja utilidade nem o próprio governo sabe explicar de forma convincente.