PF deflagra segunda fase da Operação Unha e Carne e prende desembargador federal no Rio

● Elizeu Pires

Macário é suspeito de ter ajudado no vazamento sobre a operação que prendeu TH Joias

Agentes da Polícia Federal voltaram às ruas do Rio de Janeiro nesta terça-feira (16) na segunda fase da Operação Operação Unha e Carne, aquela que levou à prisão o presidente afastado da Assembleia Legisllativa, Rodrigo Bacellar, no último dia 3, e alvo hoje de buscas em seus endereços.

Os agentes cumprem um mandado de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do julgamento da ADPF 635/RJ (ADPF das Favelas, no qual o ministro Alexandre de Moraes determinou que a PF prosseguisse com as investigações sobre a atuação dos principais grupos criminosos em atividades no estado e a relação com políticos.

O mandado de prisão é contra o desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Ele foi foi preso  Barra da Tijuca e levado para a Superintendência ds PF, na Zona Portuária no Rio.

O desembargador é suspeito de ter ajudado no vazamemento de informações sobre a Operação Zargum, na qual o ex-deputado TH Joias foi preso em setembro.