MPF lança hoje projeto para melhorar a educação

Vai acontecer nessa terça-feira o lançamento do projeto “Ministério Público Pela Educação”, proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público dos Estados (MPEs). O evento será na sede da Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, com abertura feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Depois do lançamento, será divulgada a relação de municípios onde o projeto será executado neste ano. “O município de Seropédica é um exemplo de que a atuação do Ministério Público pode auxiliar os gestores a obter melhoras significativas em suas redes de ensino”, afirma Maria Cristina Manella Cordeiro, procuradora da República no Rio de Janeiro e gerente do MPEduc.

O principal objetivo do projeto é estabelecer a defesa do direito à educação básica de qualidade como prioridade na atuação do Ministério Público. O projeto foi executado, até o momento, como piloto em oito municípios e já é possível ver melhorias. Um exemplo é o que aconteceu no município de Seropédica, em que 19 recomendações foram expedidas pelo Ministério Público e estão sendo atendidas pelos gestores municipais.

O MPEduc consiste em fazer um diagnóstico da situação da educação básica nos municípios para subsidiar a atuação dos membros do Ministério Público. O diagnóstico é feito por meio de audiências públicas com a sociedade, visita às escolas e pela análise de questionários que são preenchidos no site do projeto pelos gestores dos municípios e dos estados, pelos diretores das escolas e pelos Presidentes dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e de Acompanhamento do FUNDEB (CACS-Fundeb). Os questionários tratam de aspectos estruturais, pedagógicos, alimentação escolar, inclusão, políticas públicas e funcionamento dos Conselhos Sociais, e as respostas fornecidas ficam disponíveis ao público no site mpeduc.mpf.mp.br.

Comentários:

  1. Já andei falando por aí, que a nossa frase, que estra na nossa Bandeira Nacional, estava falta alguma coisa. Já tinha achado, era a palavra EDUCAÇÃO. Sem educação, nós não conseguiremos a ORDEM e o PROGRESSO. Parabéns ao Ministério Público Federal, que está de olho nesse país e vendo onde este esta indo. EDUCAÇÃO, ORDEM E PROGRESSO!

  2. ESPERO QUE FUNCIONE E TENHAM SERIEDADE. A EDUCAÇÃO SÓ VAI PARA FRENTE COM PROFISSIONAIS CONCURSADOS, BELFORD ROXO É UM EXEMPLO DISSO. QUANDO ESTREI NA REDE, ALUNOS DO 3° ANO NÃO RECONHECIAM NEM AS SÍLABAS, HOJE FALTA MUITO PARA UMA EDUCAÇÃO IDEAL, MAS A SITUAÇÃO JÁ É BEM DIFERENTE.

  3. URGENTE!!!!!!!!!SOCORRO!!!!!!!!! o MP DEVERIA FISCALIZAR O PROJETO MAIS EDUCAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL. Queimados recebe a verba , mas não paga os coordenadores.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.