Superfaturamento condena nove em Búzios

O ex-prefeito de Búzios, Antonio Carlos Pereira da Cunha, o Toninho Branco e o ex-secretário de Obras, Salviano Lúcio Martins Leite e mais sete pessoas foram condenados por improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário público e terão de ressarcir, solidariamente, os danos causados aos cofres públicos e pagar multa. A decisão foi tomada pelo juiz Marcelo Alberto Chaves Villas, da 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios, que ainda cassou os direitos políticos suspensos dos réus por cinco anos, além de decretar a indisponibilidade dos bens de Toninho e Salviano.

 

A condenação aconteceu em ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual também contra Alcimar Gonçalves de Oliveira, Jobel Azevedo Trindade, Marcio da Silva, Alexandre Gonçalves de Oliveira, Aristonil Silveira de Souza Júnior, Wilmar Costa Santos, Valdeci da Costa Sant’Anna, todos beneficiados pelo esquema comandado por Toninho e Salviano. De acordo com o MP, a Prefeitura contratou em 2005, sem licitação, a locação de caminhões para recolhimento de entulho, apreensão de animais e mercadorias, transporte de galhos e plantas e demais serviços públicos. Os contratos foram realizados sem prévia justificativa de preços e em algumas dessas locações os valores foram superiores aos praticados no mercado.  A soma de todos os contratos chegou a R$ 122.400,00. 

Segundo o juiz, os réus atentaram contra os princípios da Administração Pública, notadamente os princípios da probidade, legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, publicidade, eficiência e economicidade, mediante condutas dolosas, que diretamente violaram o artigo 37, caput e inciso XXI, da Constituição Federal e os artigos 2°, 24, inciso II, 26, caput, e parágrafo único. O ex-prefeito e o ex-secretário de Obras foram condenados a pagar multa civil de 10 vezes o valor do subsídio percebido quando eram agentes políticos. Os demais réus, além dos danos que deverão ressarcir, estão proibidos de  contratar com o Poder Público pelo prazo de quatro anos e, se porventura estiverem exercendo alguma função pública, deverão ser exonerados. 

Comentários:

  1. Esse homem era um simples pescador e nos parecia mais feliz assim. Entrou para a política e se enrolou todo. Hoje anda de cabeça baixa pelas ruas.

    1. As vezes, o sujeito nem pega e nem desvia o dinheiro, mas deixa, alguém fazê-lo. Parecido com um Prefeito de Campos. Tá todo enrolado. Não é que o sujeito seja um pescador em Rios das Ostras ou Dr. em Campos, precisamos eleger administradores. Tem pessoa que nasce com esse dom, mesmo sem ter frequentado faculdade, mas é muito difícil. Para jogar na Seleção tem que ser bom e nós colocamos as pessoas pelos sentimentos. Culpados somos nós!

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.