Baixada tem bom e péssimo exemplos de gestão

Sandro fecha 2014 com pendências, enquanto Timor encerra o exercício com compromissos quitados e aumento programado para janeiro

São João de Meriti faz feio e Japeri fecha o ano com contas pagas e servidores satisfeitos

O ano que está terminando definitivamente foi péssimo para São João de Meriti, principalmente para os servidores municipais, que amargam atrasos de até três meses nos salários, ficaram sem o décimo terceiro e viram as contas, aluguéis e até pensões alimentícias se acumularem sem ter como saldar esses compromissos. Essa situação, segundo o prefeito Sandro Matos, ocorre porque houve queda de receita, o que os números do governo federal desmentem. Para quem conhece o problema mais de perto e a realidade financeiro-contábil da Prefeitura, o problema é de gestão e não de falta de dinheiro. Não muito distante de Meriti, com um universo populacional cinco vezes menor e arrecadando dez vezes menos que a cidade governada por Sandro, está Japeri, município mais pobre da Baixada Fluminense, que fecha o ano dando um bom exemplo de administração e sem nenhuma conta em atraso.

Se 2014 foi ruim em Meriti, não há nada que indique que 2015  vá começar de maneira diferente, pois as dívidas, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal, serão roladas de um ano para o outro sem garantias de recursos para saldá-las, inclusive salários, pois os atrasos variam de um a três meses, dependendo da categoria. Se Sandro Matos tiver mesmo com problema de receita e quiser saber como é gerir com pouco fluxo de caixa, pode fazer uma visita ao prefeito Ivaldo Barbosa, o Timor, que está acostumado com o caixa baixo e tem feito bonito.

“Estamos encerrando o ano com as contas pagas. Este mês pagamos os fornecedores, os prestadores de serviço, o décimo terceiro e o salário de dezembro. Só não liberamos ainda o abono do pessoal da educação por causa da prestação de contas do Fundeb, mas no dia 30 estaremos pagando”, diz o prefeito de Japeri, explicando que o abono pode chegar a R$ 2,4 mil para os professores e a R$ 800 para o servidor de apoio, mas essa, segundo Timor, não é a única boa notícia para os servidores da rede municipal de ensino, pois, emenda ele, a partir de janeiro os profissionais da educação passarão a receber o segundo maior salário do estado, dentro de uma política de valorização que foi implantada em 2009.

Matérias relacionadas:

Professores de Japeri terão abono e reajuste salarial

Nem Fundeb salva o Natal dos professores de São João de Meriti

Comentários:

  1. Mais uma vez a Lei de Responsabilidade está presente.Estamos no encerramento do ano fiscal, momento em que o balanço anual deve estar condizente com os repasses e a prestação de contas do Prefeito perfeitamente dentro da receita.Ás vezes, ocorre exatamente o inverso e a Prefeitura não pode transferir dividas para o ano fiscal vindouro, dai os débitos absurdos mas, explicáveis pela incapacidade do Administrador.

  2. E só o Sandro Matos diminuir o salário dele,ele ganha mais que o governador.Publique a tabela de salários dos prefeitos do Rio de Janeiro , o cidadão ainda reclama da receita do município.Só rindo para não chorar,a população Meritiense não merece isso.

  3. É o fim da picada, este infeliz, que se acha, tem que responder por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA!! O Prefeito de Japeri diz que irá pagar até o abono do Fundeb, Sandro Matos nem prestação de contas faz! O Sepe Meriti tem que se posicionar precisa fazer denúncia oficial ao MP e à mídia, também orientar o professorado de SJ. O problema parece sério, porque é um problema de gestão, de administração, o que envolve o destino do dinheiro público da cidade, o que comprovado, Sandro deveria responder por improbidade administrativa e investigado. Cadê os vereadores de SJM? Não investigam o prefeito?? Cadê as contas do estado? Como as contas foram aprovadas na câmara dos vereadores e no Tribunal de Contas do estado???? Tudo muito estranho e o exemplo da matéria, comparando Japeri, um município pequeno com SJM assusta!!

  4. Td isso que estamos lendo e sabendo a muito tempo estaria bem diferente se as autoridades tipo MP, governo estadual e federal tivessem tomado providencias, mas…

  5. O PROBLEMA NÃO É SER POBRE, É SER DESONESTO!!! Parabéns JAPERI pela boa administração. Que seu bom exemplo possa ser seguido por outros municípios dentre eles BELFORD ROXO que só envergonha…

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.