Educação no azul

Quem deixou os estudos por algum motivo está retornando às salas de aula

Rio registra crescimento no nível de escolaridade de pessoas com mais de 25 anos

De acordo com os Indicadores Sociais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), o nível de escolaridade de pessoas com mais de 25 anos cresceu, em média, 1,2 anos, no estado do Rio de Janeiro de 2004 a 2013. Segundo a pesquisa em 2004 os maiores de 25 anos tinham 7,6 anos de estudo, passando, no ano passado, para 8,8 anos. Na Região Metropolitana o salto foi de 8 anos (em 2004) para 9,2 anos no ano passado, sinal de que quem abandonou os estudos por algum motivo resolveu voltar às salas de aula.

“Temos intensificado nossos investimentos na Educação de Jovens e Adultos, com formação de professores e material didático produzido exclusivamente para este público. Além disso, o estado se reposicionou economicamente nos últimos anos. As empresas têm buscado profissionais mais qualificados. Neste sentido, muitos estão procurando retomar os estudos para se recolocar no mercado de trabalho”, diz a coordenadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Estadual de Educação, Rosana Mendes.

Segundo a coordenadora, o programa atende cerca de 65 mil estudantes em 511 unidades escolares, no Ensino Médio presencial e a previsão é de que mais 40 colégios sejam contemplados com essa modalidade em 2015, ampliando o atendimento para mais 11 mil alunos.

O resultado da pesquisa não é a única boa notícia sobre a Educação fluminense nesse fim de ano. Os números Inep/MEC mostram que o Rio obteve médias superiores à do país em todas as áreas de conhecimento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Inep, o dos alunos também cresceu. Na rede estadual fluminense, em 2013, o acréscimo foi de cinco pontos percentuais em 2013 em relação a 2011.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.