Maternidade de Nova Iguaçu funciona no improviso

Faltam condições de trabalho, mas a unidade está sendo ampliada. Os funcionários temem que as coisas piorem

Faltam condições de trabalho e até alimentação

Inaugurada em dezembro de 2013, a Maternidade Mariana Bulhões, localizada no bairro Posse, em Nova Iguaçu, não passa de uma grande enganação. Pelo menos é essa a opinião de funcionários e parentes de pacientes, que estão convivendo com falta de medicamentos e até materiais básicos de consumo, como luvas e seringas descartáveis. Nos últimos dias tem faltado também alimentação devido a um esquema de racionamento em relação aos funcionários, que agora tem que levar comida de casa. No último domingo, por exemplo, não teve almoço nem janta. Em dezembro do ano passado, para comemorar o nascimento de quatro mil bebês em doze meses de funcionamento, a Prefeitura investiu pesado em publicidade, mas esqueceu do principal: garantir condições de trabalho para os funcionários (a maioria de contratados temporariamente), que se reclamarem correm risco de perder o emprego. “É tudo muito bonito por fora, mas muito feio por dentro. Só que tem trabalha aqui conhece a realidade”, diz uma funcionária.

Segundo a Secretaria de Saúde, 30% das pacientes atendidas são moradoras de outros municípios e desde a inauguração já teriam sido feitos cerca de sete mil partos. A unidade está passando por obras de ampliação para poder funcionar com 80 leitos, o que preocupa ainda mais os funcionários. “Se com essa capacidade, 40 leitos, estamos sofrendo sem condições de trabalho, imaginem quando aumentar”, diz uma enfermeira.

Contatada ontem para se posicionar sobre o assunto, a direção da unidade não retornou os telefonemas e na Secretaria Municipal de Saúde o questionamento também foi ignorado, limitando-se a dizer que além de mais 40 leitos a maternidade passará a contar mais cinco na UTI neonatal.

 

Matéria relacionada:

Gestantes apontam propaganda enganosa em Nova Iguaçu

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.