
Alunos da rede estadual participam de competição sobre o idioma dos chineses
No próximo sábado três estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro estarão participando de uma competição na China e isso nada tem a ver com esporte. Foram lá mostrar que mandam bem na língua chinesa e conhecem muito da história daquele país asiático. Kaio Macedo, Jonata Silva (ambos de 15 anos) e Gabriel Luiz Rosa, de 17 anos, cursam a 1ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa, em Niterói. Eles foram escolhidos para representarem o Brasil na 8° edição do campeonato internacional Chinese Bridge. “Nunca imaginei que no primeiro ano na escola, sem qualquer conhecimento prévio de mandarim, pudesse obter um resultado como esse. Estou muito feliz e tenho estudado bastante para essa competição, disse Kaio Macedo.
Os alunos embarcaram acompanhados pelo professor João Paulo Ferreira da Silva, que leciona a disciplina de Arte no colégio intercultural. “É gratificante poder acompanhar os estudantes. Escolhi trabalhar nessa escola, participei do processo de mobilidade interna. É uma satisfação muito grande ver a evolução deles. Tenho certeza de que será um aprendizado enorme para todos nós”, ressaltou João Paulo.
Para a diretora Janete Fortes, os três jovens merecem essa conquista. “Estamos muito felizes. Além de representarem a escola, eles estão representando o país. Nossos estudantes terão a oportunidade de vivenciar na prática o que já estudam”, disse Janete.
Esses garotos vão longe e eu não estou falando da China. Um futuro brilhante os espera.
E depois ficam pichando a escola pública. Algumas unidades de ensino realmente são ótimas