O bom exemplo que vem do interior

Os pequenos produtores vão entregar 35 mil litros de leite por mês mas escolas de Barra Mansa, atendendo a 22 mil alunos

Através de cooperativa agricultores familiares fornecerão leite para merenda escolar

Incentivadas pelo programa Rio Rural, projeto da Secretaria de Agricultura e Pecuária voltado para os pequenos produtores e agricultores familiares, famílias reunidas pela Cooperativa de Produtores de Leite de Amparo, no município de Barra Mansa, vão fornecer a partir de fevereiro leite para a merenda escolar na rede local.  A cooperativa venceu a chamada pública realizada Prefeitura e vai entregar 35 mil litros de leite por mês em 73 escolas municipais, atendendo a 22 mil alunos.

 

De acordo com a Lei 11.947/09 pelo menos 30% da merenda escolar deve ser adquirida de agricultores familiares ou organizações com recursos garantidos pelo programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Essa foi a primeira vez que a cooperativa de Amparo participou de uma chamada pública desde que recebeu a Declaração de Aptidão ao Pronaf, documento que certifica que pelo menos 70% dos cooperados se enquadram no segmento de agricultura familiar.

Para o presidente da cooperativa, Delair Dutra, além de agregar valor ao leite, o Pnae vai garantir novo ânimo à organização, que receberá R$ 1,2 milhão pelo fornecimento do produto. Segundo ele a cooperativa reúne 128 agricultores, que têm capacidade para produzir aproximadamente 13 mil litros de leite por dia. “Com o contrato, teremos condições de pagar melhor os nossos produtores, atraindo cooperados e dinamizando ainda mais a cooperativa”, explicou Dutra, que destacou ainda a parceria com a Emater-Rio.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.