Nove cidades vão ganhar plano integrado de mobilidade

Vicente Loureiro: ‘Precisamos pensar na integração intermodal e tarifária, na redução do tempo de deslocamento da população no percurso casa-trabalho’

Os municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá vão poder contar com os serviços de consultoria de empresa contratada pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental. A ideia é priorizar e integrar o transporte coletivo intra e intermunicipal, com trens, metrô, barcas, ônibus e o transporte não motorizado (ciclovia e a pé). Os planos de mobilidade urbana estão sendo financiados pelo Banco Mundial.

O contrato será assinado até junho e a empresa terá um ano de prazo para qualificar equipes das prefeituras, detalhar propostas locais e desenvolver os planos das nove cidades de maneira articulada. “Essa é a primeira vez que vamos elaborar um plano integrado de mobilidade urbana com esses municípios. Temos uma parceria com o Banco Mundial que, por meio do programa Pró Gestão, tem nos ajudado na retomada do planejamento e da governança da Região Metropolitana”, disse o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.

Vicente disse ainda que é preciso pensar em sistemas racionalizados de transporte intramunicipal, com criação de faixas e vias exclusivas para ônibus, corredores BRT (Bus Rapid Transit) e BRS (Bus Rapid Service), além de incentivar o uso de trens, a construção de ciclovias, a instalação de bicicletários e percursos a pé. “Precisamos pensar na integração intermodal e tarifária, na redução do tempo de deslocamento da população no percurso casa-trabalho, mas também no uso do solo, na logística e outros temas importantes para a mobilidade na região. Queremos um plano que atenda às necessidades reais da população, com medidas pontuais que tenham impacto regional. Em paralelo, continuamos a desenvolver o nosso Plano Diretor Metropolitano”, concluiu Loureiro.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.