Vereador viajante pode perder a cadeira em Araruama

Claudio Norberto pode perder a cadeira na Câmara

Gazeteiro, Claudio Norberto é apontado como homem de confiança do prefeito Miguel Jeovani em negócios privados

Os atuais mandatos de prefeito e vereadores têm pouco mais de sete meses de durabilidade, mas o pouco que tempo que resta não inibe o esforço de suplentes na tentativa de sentarem numa cadeira de vereador, ainda que por uns poucos dias. No município de Araruama, por exemplo, Claudio Norberto Gonçalves (PV), eleito com 1.230 votos, pode perder o mandato se a comissão de inquérito aberta contra ele assim decidir. Ele é alvo de uma representação feita por um dos muitos suplentes da coligação que ajudou elegê-lo, João Carlos Alves Machado, que em 2012 concorreu pelo PDT e teve apenas 268 votos.

 

Contra o Claudio Norberto – que é apontado como homem de confiança do prefeito Miguel Jeovani em negócios privados – pesa a denúncia de que ele viajou várias vezes para o exterior sem pedir autorização a Câmara Municipal, como determina a lei. “Viajar constantemente a passeio em pleno período de trabalhos legislativos soa de forma clara ao deboche que o parlamentar municipal trata a população de Araruama e a própria Câmara”, diz um trecho da representação.

Formada pelos vereadores Maria da Penha (presidente), José Domingues (relator) e Paulo Roberto Correa (membro), a comissão já encaminhou ofício à Polícia Federal para saber quantas viagens Claudio Norberto fez ao exterior, destino, data e período de estadia. A comissão de inquérito poderá concluir pela cassação do mandato do vereador com base no Decreto-Lei 201/67, por proceder “de modo incompatível com a dignidade da Câmara ou faltar com decoro na sua conduta pública”. Como quebra de decoro e procedimento contra a dignidade entende-se o fato de Claudio Norberto ter feito as viagens sem comunicar à Câmara e ter faltado a várias sessões sem justificar a ausência.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.