Rede de água já está em Mauá

O sonho de ter água potável jorrando nas torneiras está muito perto da realidade para os moradores da localidade de Mauá. Dentro do projeto de ampliação do sistema de abastecimento no município, os operários da empresa Emissão Engenharia – contratada pelo governo estadual, através da Cedae – estão instalando a tubulação. Serão colocados 110 mil metros de tubos e a rede será ligada a um reservatório a ser construído na localidade. O serviço começou hoje pela manhã na Avenida Teresa Rodrigues Lareta e no final da tarde os tubos já haviam chegado à Estrada Nova de Mauá.

Falo sobre o problema da água em Magé há pelo menos 27 anos. Conforme já revelei aqui, minha primeira matéria sobre a falta de abastecimento de água na localidade de Mauá foi publicada em 1985, no jornal “Última Hora”, diário carioca fundado por Samuel Wainer, que não mais existe. Esse projeto que está sendo tocado agora era para ter sido concluído em 2011. Ele foi iniciado em junho de 2009, quando o governador Sérgio Cabral esteve em Magé e lançou a obra, orçada em R$ 50 milhões. Os serviços foram iniciados e embargados pela Prefeitura logo depois, sob a alegação de problemas ambientais. Quem saiu prejudicada foi a população, pois, além do atraso, o projeto ficou bem mais caro e está custando cerca de R$ 80 milhões.

Em abril do ano passado o prefeito Nestor Vidal fez uma nova parceria com o governo estadual, liberou as licenças necessárias. O engenheiro Ricardo Branco, responsável pelo projeto, explica que serão construídos reservatórios em Magé e Mauá. Além disso, revela ele, a extensão do sistema de distribuição que está sendo implantado no município terá 260 quilômetros e vai aumentar a capacidade da rede em 300%.

Comentários:

  1. Tomara que essa ladainha termine, pois, nós que moramos na Guia de Pacobaíba ( Praia de Mauá) só vamos acreditar, quando nas torneiras das nossas casas jorrar a tão esperada água. Muitos não sabem, mas aqui na Praia de Mauá, existiam duas adutoras, uma que levava a água para Paquetá e a outra embora pequena, que passava sob a linha Férrea Barão de Mauá,

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.