Limpeza urbana de Nova Iguaçu tem sucatas exclusivas

Além do estado precário, o caminhão de “uso exclusivo da limpeza urbana”, está com a licença vencida desde 2007

Caminhão que deveria estar recolhido ao depósito do Detran presta serviços à Prefeitura

O caminhão caçamba, modelo Mercedes Benz/L-1519, placa de Duque de Caxias (KNG-1365), além do precário estado de conservação, segundo consta no Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), foi licenciado pela última vez em 2007. Pela lei já deveria ter sido recolhido a um depósito há muito tempo, mas em Nova Iguaçu, a legislação de trânsito não vale para os veículos alugados pela Prefeitura, principalmente os que estão à serviço da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) e da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb). Implacável com as mães que param por alguns minutos em frente aos colégios para deixarem seus filhos, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (órgão que responsável pela fiscalização) não está nem aí para as sucatas alugadas por ninguém sabe quanto, deixando-as circular livremente, como se estivessem em condições para isso e com a documentação em dia.

De cor vermelha, o caminhão foi fabricado em 1979, sua primeira placa foi a QH-8968 e ele tem 36 anos de uso, um contra-senso, pois na hora de fazer o contrato de locação com empresas o poder público exige que os veículos tenham saído da fábrica no máximo há cinco anos. Essa sucata ambulante trás nas portas a logomarca da Prefeitura e o aviso: “Uso exclusivo da limpeza urbana”, quando o próprio veículo já deveria ter sido descartado.

Em Nova Iguaçu o que mais se vê nas ruas são caminhões caindo aos pedaços alugados pela Prefeitura. O problema é saber quanto essas sucatas custam ao contribuinte, uma vez que os pagamentos feitos através da Codeni da Emlurb são globais, não especificando quanto o município gasta por cada caminhão locado de particulares.

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.