Limpeza urbana vai ficar mais cara em Japeri

Serão gastos mais de R$ 800 mil com a destinação dos resíduos

 

Quanto custa o serviço de coleta de lixo em Japeri? A pergunta é difícil de responder porque a Prefeitura não disponibiliza o contrato como determina a lei, mas uma licitação foi marcada para o dia 7 de junho, visando a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de destinação de resíduos sólidos urbanos e tratamento e destinação de resíduos de serviços de saúde, com valor global estimado em R$ 824.760,00, o que, em tese, vai aumentar os gastos com a limpeza pública.

Como existe uma lei autorizando o município a usar a Central de Tratamento de Resíduos de Paracambi – localizada a menos de 10 quilômetros de Japeri –, para o descarte final, o que dispensa licitação, resta saber que despesa é essa que será contratada, e se realmente ela se faz necessária, já que bastaria um contrato com a CTR para que os mesmos caminhões que fazem a coleta transportem os resíduos até ao destino final.

Pelo que está no edital, o objeto da licitação é a destinação de até 15.600 toneladas de resíduos sólidos e de 14.400 quilos de resíduos da rede de saúde. Com a lei municipal que autoriza a Prefeitura a descartar o lixo da cidade na central de Paracambi, não é necessário realizar um pregão para essa finalidade, bastando apenas um contrato. Daí surge a dúvida que a administração municipal precisa esclarecer, pois não se sabe se está sendo criado um ponto de transbordo – desnecessário por causa da curta distância – ou se o Pregão 010 está destinado à contratação da CTR, o que seria desnecessário, já que a central já foi escolhida pelo município através de um instrumento legal.

Quem está acompanhando os atos da administração municipal de perto, levanta a dúvida: Se a contratação da CTR não precisa ser licitada, qual o real objeto do certame marcado para a próxima semana. Com a palavra a Prefeitura de Japeri.

 

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.