Rio da Ostras registra dois casos de coronavírus e moradores reclamam que prefeito só teria agido ‘depois da porta arrombada’

As medidas restritivas, reclamam por lá, teriam sido tomadas com atraso – Foto: reprodução/site/amornaviagem.com

Em nota oficial a Prefeitura de Rio das Ostras comunicou na noite de sábado (28) que foram registrados dois casos de contaminação pelo coronavírus na cidade. A contamina, pelo que está na nota, a contaminação teria ocorrido em família. De acordo com a Prefeitura, “a confirmação veio por conta de um resultado positivo de uma senhora de 70 anos, moradora de Itaboraí, mãe e avó das duas pessoas infectadas, que veio visitar a filha e o neto”.

Segundo a nota, a senhora permaneceu em contato com a família por um período de uma semana. “Essa senhora deu entrada no Pronto-Socorro no último dia 23 de março com sintomas gripais e foi encaminhada para o Hospital de Araruama. Em seguida, ela foi transferida para o Rio de Janeiro, onde foi confirmada a contaminação”.

Depois da casa arrombada –  Na nota a Prefeitura diz também que tem decretado “medidas preventivas contra a pandemia do coronavírus para garantir a qualidade de vida da população” e afirma que serão implantadas barreiras sanitárias para evitar a entrada de moradores de outras cidades, a exemplo do que o município de Macaé vem fazendo já há 15 dias.

A nota divulgada pela Prefeitura levantou vários questionamentos entre moradores da cidade. O prefeito, reclamam, teria demorado 13 dias para agir, só se decidindo pelas barreiras sanitárias depois que a contaminação atribuída a uma moradora de Itaboraí foi tornada pública. “Já pode ter ocorrido uma grande circulação de pessoas infectadas pelo coronavírus, pois o prefeito  não implantou as necessárias barreiras sanitárias em Rio das Ostras no momento correto”, diz um deles.

Também está sendo criticada a demora do prefeito Marcelino Borba em contratar profissionais de saúde e na adoção de medidas de confinamento, e o fato de ele ter autorizando o funcionamento de atividades consideradas desnecessárias, a partir de um decreto supostamente elaborado com o SindComércio.

Outro ponto muito criticado está na não realização de testes nas pessoas que chegam à rede municipal de saúde com sintomas de gripe ou resfriados. Elas são atendidas e orientadas a ficar em confinamento em casa sem saberem foram ou não contaminadas pelo covid-19.

O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Rio das Ostras.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.