Governo Rio prepara reabertura da economia

Comércio deverá voltar a funcionar na próxima semana

O governo estadual deve começar a reabertura da economia na próxima semana, com a flexibilização das medidas adotadas como prevenção ao coronavírus, que até ontem havia contaminado 44.886 pessoas, com 4.856 confirmados. Os estudos das ações para recuperar as finanças do Estado começaram na última terça-feira (26). O governador Wilson Witzel espera que algumas medidas de flexibilização já possam ser postas em prática pelos municípios, mas sempre levando em consideração a evolução da doença.

“Vamos colocar à disposição auxílio para os municípios que queiram tomar medidas mais restritivas e deixar a cargo de cada prefeito tomar a decisão que entender adequada em relação à abertura. No nosso decreto, vamos estabelecer parâmetros que devem ser observados pelos municípios para que possam tomar decisões. Se o município estiver com 90% de vagas de leitos, pode abrir a economia, mantendo barreiras sanitárias. Essa é a proposta – afirmou Witzel.

Pacto pela saúde – No último dia 20 foi lançado  pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, o Pacto Social pela Saúde e pela Economia do Estado do Rio de Janeiro, com regras que irão orientar os municípios nessa nova fase.

“Os critérios são baseados nos índices de contaminados dos últimos sete dias e de ocupação de leitos. Faixa vermelha é acima de 90% de ocupação. Faixa amarela entre 70 e 90%. Faixa verde abaixo do índice de ocupação de 70%. Existem outros indicadores que mostram que o distanciamento social tem dado certo. Alguns dados da própria Secretaria de Saúde mostram que a mortalidade tem se mantido estável no Rio de Janeiro e que a fila de espera por um leito de CTI e de enfermaria têm caído. Todos esses índices mostram que estamos no caminho certo. Cada atividade produtiva deverá ter um protocolo de operação. Esse protocolo será adotado por uma resolução conjunta da nossa pasta com a de Saúde, entre outras que desejem participar”, disse o secretário Lucas Tristão.

Retomada da rede de ensino – Sobre o retorno das aulas nas escolas, o secretário de Educação, Pedro Fernandes, afirmou que, em comum acordo, as redes de ensino – que incluem as do Estado, dos municípios e as da rede privada – acertaram que as atividades só retornam a partir do momento em que o governo do Estado indicar que se encontra na bandeira verde.

“Nós fechamos um protocolo em que, após a bandeira verde estabelecida pelo governo do Estado, teríamos uma semana para organizar a volta das aulas. Todas devem voltar no mesmo período”, disse o secretário de Educação.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do governo estadual)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.