Educação de Magé é a 1ª no Ideb entre os municípios da Baixada e rede de ensino de Japeri não sai da última colocação

Pela primeira vez desde a criação do indicador, a rede municipal de ensino de Magé fica em primeiro lugar entre os 13 municípios da Baixada Fluminense no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a finalidade de acompanhar a evolução do trabalho feito pelas escolas públicas.

O ensino de Magé atingiu 5,4 pontos, superando a meta de 5,2 estabelecida pelo Ministério da Educação para o município no ano de 2019, ficando na 46ª posição no cômputo geral do estado do Rio de Janeiro. Na avaliação anterior, feita em 2017, Magé tinha somado 4,3 pontos. Se Magé tem o que comemorar, o ensino na rede municipal de Japeri continua amargando o último lugar na região e ficando entre os três últimos colocados entre os 92 municípios fluminenses.

Em colocação nada honrosa também aparece a Educação de Duque de Caxias, cidade mais rica da Baixada Fluminense e uma das que mais recebem repasses do Fundeb em todo o Brasil: a rede de ensino do município governado pelo prefeito Washignton Reis ficou na 11ª posição entre os municípios da Baixada e em 86º lugar entre as 92 redes municipais avaliadas.

De acordo com a listagem do Ideb, o município de Paracambi ficou em segundo lugar, seguido de Queimados, Nilópolis, Guapimirim, Itaguaí, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Japeri.

Documento relacionado:

Colocação geral dos municípios do estado do Rio de Janeiro

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.