Multiprof complica mais um…

… bola da vez é o ex-prefeito de Mesquita

Tendo operado em dezenas de municípios no Rio de Janeiro e em outros estados, a Cooperativa Multiprofissional de Serviços (Multprof), tem sido a ruína de muitos prefeitos, alguns já condenados por improbidade administrativa e outros com contas de gestão reprovadas e multados pelas cortes de conta. O mais recente membro do grupo de “vítimas” dessa instituição que fornece mão de obra para as administrações públicas é o ex-prefeito de Mesquita, município da Baixada Fluminense, Artur Messias (PT). Ele foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em R$ 25.473, pela contratação direta de pessoal através da Multiprof.

A entidade tinha um contrato de R$ 21 milhões com a Prefeitura, tendo como objeto a “prestação de prestação de serviços operacionais que visam à racionalização das atividades da administração pública municipal”. Esse contrato foi assinado no dia 1º de agosto de 2009 e, no entendimento do conselheiro José Mauricio de Lima Nolasco, o ex-prefeito “violou o inciso II do art. 37 da Constituição Federal de 1988”.

Comandada pelo empresário Mário Peixoto, a Multiprof tem vários contratos sendo investigados pelo Ministério Público, um deles é o firmado com a Prefeitura de Silva Jardim, na gestão do prefeito Marcelo Cabreira Xavier, o Marcelo Zelão. Em setembro de 2012 a Polícia Federal fez uma operação na cidade, tendo cumprido mandados de busca e apreensão na casa do então prefeito, de secretários municipais e três vereadores. O contrato, foi denunciado na época, servia para dar empregos em troca de votos.

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.