Nova Iguaçu vai ampliar atendimento oncológico pelo SUS: repasses para instituto serão aumentados

O prefeito Rogério Lisboa anunciou a medida em visita ao Instituto Oncológico (Foto:Divulgação)

A Prefeitura vai aumentar os repasses de recursos para o Instituto Oncológico de Nova Iguaçu, para que a clínica possa ampliar sua capacidade de atendimento em radioterapia e quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi anunciada pelo prefeito Rogerio Lisboa, durante visita à unidade, que é um dos maiores centros de alta complexidade em oncologia no estado do Rio,

“Estamos fazendo um grande esforço para melhorar a saúde pública em Nova Iguaçu. Assumimos uma prefeitura cheia de dívidas e com a rede de saúde sucateada, mas com trabalho e dedicação estamos conseguindo investir em melhorias no Hospital da Posse, na Maternidade Mariana Bulhões e em parcerias com o setor privado para oferecer atendimento digno aos iguaçuanos”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, o acordo com o Instituto Oncológico vai possibilitar à clínica adquirir novos equipamentos, como um novo aparelho de radioterapia, mais moderno. “Com estas parcerias entre o público e o privado otimizamos os recursos e ampliamos a capacidade de atendimento. Esse modelo já tem feito diferença em Nova Iguaçu na parte renal e do coração, e agora vai fazer na oncologia”, completou o prefeito.

Atualmente, o Instituto atende mais de 1,2 mil pacientes por mês pelo SUS, boa parte de toda a Baixada Fluminense. Segundo a gerente administrativa, Renata Medeiros, a ampliação dos recursos pela Prefeitura de Nova Iguaçu vai reduzir de forma significativa a fila de espera para radioterapia e quimioterapia. Ela estima que a clínica deverá ampliar sua capacidade de atendimento de 80 para 150 por dia.

Paciente do Instituto há um mês e vítima de um câncer de mama, o comerciário Manuelito Moreira de Lima, de 59 anos, morador do bairro Santa Eugênia, acredita que o atendimento vai ficar ainda mais ágil com os investimentos da Prefeitura. “Estão olhando por nós, pois o câncer não é brincadeira e mata. Quando fui diagnosticado com essa doença, achei que não ia conseguir fazer nenhum tratamento e iria morrer, mas fui surpreendido pela boa qualidade do serviço prestado no Instituto. Com aparelhos novos a fila de atendimento vai andar mais rápido”, disse o comerciário. Ele lembra que o câncer de mama atinge também os homens, apesar de afetar majoritariamente as mulheres.

Para o secretário de Saúde, Manoel Barreto, a redução da fila de atendimento será o principal benefício da parceria. “Não pode haver filas para pacientes com indicação de quimioterapia e radioterapia”, disse o secretário. O Instituto Oncológico fica na Rua Doutor Barros Júnior, 1135, no Centro de Nova Iguaçu.

(Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.