TCE-RJ apresenta balanço dos 180 dias de gestão de Márcio Pacheco

Cerca de 500 pessoas assistiram a vídeos com as principais evoluções, entregas e melhorias implementadas no 1º semestre – Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) promoveu um evento que marcou os 180 dias de gestão do conselheiro-presidente Márcio Pacheco. A solenidade reuniu quase 500 pessoas no auditório do Tribunal e apresentou vídeos com um balanço das principais entregas realizadas nesse período, com foco na valorização do servidor, na transparência e no fortalecimento institucional.

Ao lado do vice-presidente do TCE-RJ, conselheiro Thiago Pampolha; dos conselheiros-substitutos Marcelo Verdini Maia e Andrea Siqueira Martins; e do procurador-geral de Contas, Vittorio Constantino, o presidente agradeceu o empenho dos servidores e prestadores terceirizados que atuam diariamente para o bom funcionamento da Casa.

“Nossos primeiros 180 dias não são apenas um marco cronológico, mas simbolizam uma jornada baseada no diálogo, na cooperação, na parceria e, sobretudo, no reconhecimento do valor humano dessa instituição. Somos um Tribunal de Contas, mas somos formados por pessoas, que fazem a alma da nossa Casa. Nosso grande desafio é fazer essa instituição se tornar cada vez mais do servidor”, destacou Márcio Pacheco em seu discurso.

Entre os avanços citados, o presidente mencionou a criação do Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão, bem como do Comitê de Sustentabilidade, presidido pelo conselheiro Thiago Pampolha. Também destacou a atuação da Auditoria Interna, que realizou um levantamento minucioso de todos os contratos vigentes, reforçando o compromisso da gestão com a integridade e a boa governança.

Foram destaques da apresentação a devolução de autos físicos aos jurisdicionados, a criação do programa Pertence TCE-RJ, voltado aos aposentados, a reformulação visual das redes sociais e a criação de um Diário Oficial próprio do Tribunal. Também mereceram atenção a formulação do Procedimento Prévio de Verificação, a melhoria da análise criminal do entorno da Corte, a edição das Diretrizes da Gestão e o novo portal da Escola de Contas e Gestão.

Márcio Pacheco também reconheceu o trabalho da Associação (ASTCERJ) e do Sindicato (SINDSERVTCE-RJ) dos servidores do Tribunal e ressaltou o compromisso com a transparência, lembrando que o TCE-RJ é certificado com o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pela Atricon.

 Ao final da cerimônia, o presidente brincou que estava dando início ao “Festival de Cinema de Gramado”, em referência ao formato escolhido para a prestação de contas. Foram exibidos depoimentos de 33 servidores que relataram as entregas de suas áreas nesses seis meses. “Mais do que apresentar conquistas, é importante apresentar rostos. São pessoas que lideram projetos, dão o sangue e fazem a diferença”, completou.

(Via TCE-RJ)