Paraíba do Sul: decisão contrária do Tribunal de Contas parece não valer nada para os membros da Câmara de Vereadores

Ao que parece, se depender da maioria dos vereadores de Paraíba do Sul, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, o prefeito Alessandro Cronge Bouzada (foto), não terá nenhum problema. Poderá continuar com a falta de transparência em sua gestão, não realizar audiências públicas para avaliar o cumprimento das metas fiscais, cometer impropriedades nas contas e gastar com pessoal mais que os 54% estipulados pela Lei de Responsabilidade, que os nobres representantes do povo e fiscais das ações do Poder Executivo estarão lá para socorrê-lo. Foi assim com as contas do exercício de 2017 e poderá não ser diferente com as de 2018, igualmente reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado na semana passada.

É o que sugerem a tranquilidade do prefeito em relação ao comportamento dos vereadores em relação ao governo, e o fato de a Câmara – com voto da maioria – ter aprovado a prestação de contas de 2017, descartando o parecer contrário do TCE. Segundo o Tribunal de Contas, naquele ano foram abertos créditos adicionais com base em excesso de arrecadação sem fonte de recurso especificada, e o governo deixou de fazer audiências públicas para apresentar o cumprimento das metas fiscais, como determina a legislação.

Na semana passada, ao julgar em plenário as contas do exercício de 2018, o colegiado do TCE emitiu parecer pela reprovação, pois os técnicos da Corte de Contas encontraram uma irregularidade grave, o gasto de 57,21% da receita corrente líquida com pessoal, ultrapassando o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, além de 18 impropriedades.

Os espaço está aberto para manifestação da Prefeitura e da Câmara Municipal de Paraíba do Sul.

Matérias relacionadas:

Retenção de repasses e acordos de parcelamento de dívidas não cumpridos deixam previdência de Paraíba do Sul na pior

Prefeito de Paraíba do Sul tem contra reprovada pelo TCE

Câmara não se esforça para abrir a caixa-preta do governo em Paraíba do Sul: fica nos requerimentos solenemente ignorados pelo prefeito

‘Caixa-preta’ guarda as contas públicas de Paraíba do Sul

Prefeito Paraíba do Sul é multado por dificultar defesa do antecessor

TCE manda vereadores de Paraíba do Sul devolverem dinheiro

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.