Eleições suplementares: TRE-RJ realiza cerimônia de preparação das urnas eletrônicas

O TRE-RJ realiza, a partir desta quinta-feira (2), a cerimônia de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições suplementares de Santa Maria Madalena e Silva Jardim. O procedimento teve início às 10h, no Núcleo de Armazenamento de Urnas, unidade administrativa localizada na Avenida Rodrigues Alves, no Centro do Rio.

Equipamentos também passam por verificação da integridade e autenticidade do sistema durante procedimento, que é aberto a partidos e entidades fiscalizadoras – Foto: Divulgação TRE-RJ

A cerimônia inclui a verificação, por amostragem, de até 3% da integridade e autenticidade dos programas instalados nas urnas eletrônicas preparadas para uso nos pleitos. Essa auditoria feita no local é aberta à fiscalização dos partidos políticos e entidades civis, como forma de demonstrar aconfiabilidade ao processo eleitoral e garantir que o voto registrado na urna pelo eleitor no pleito de 12 de setembro é computado de forma totalmente segura.

 As ações são supervisionadas pelos juízes eleitorais. Representantes das entidades civis e órgãos públicos, como partidos políticos e coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Eleitoral (MPE), entre outras, têm a participação assegurada pela Resolução 23.603 do TSE.

Na auditoria, são emitidos os resumos digitais (hashes) dos programas instalados nas urnas e validadas as assinaturas digitais dos arquivos. Além disso, conferem-se os dados dos candidatos e partidos inseminados nas urnas, e simula-se o processo de votação, para aferir o correto funcionamento do equipamento. Depois disso, as urna são lacradas.

(Com a Assessoria de Comunicação do TRE-RJ)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.