Itatiaia: Procurador dá parecer contra recurso de Dudu Guedes

Procuradoria-Geral Eleitoral destaca que impugnação do DRAP é suficiente

● Elizeu Pires

O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco emitiu, na última sexta-feira (10), parecer contrário ao recurso impetrado pelo ex-prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes, o Dudu, no qual o político pleiteia o direito de assumir o governo municipal, uma vez que foi o candidato mais votado no pleito de 2020, mas teve os votos anulados por ter concorrido com o registro duas vezes impugnado. Por conta do recurso foi emitida uma liminar pelo ministro do STF Ricardo Lewandoswsk, suspendendo a eleição suplementar que deveria ter ocorrido ontem (12), até que o pedido de Dudu seja transitado em julgado.

Ao impetrar o recurso a defesa de Guedes omitiu que ele estava com o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) impugnado por causa de fraude na convenção que definiu a composição da chapa, o que por si só, destaca o procurador no parecer, é suficiente para o indeferimento da candidatura. No recurso a defesa questionou apenas a alegação de terceiro mandato consecutivo, acatada pelo TSE para anular os votos da chapa Dudu-Jabá, formada por Eduardo Guedes (PSC) e Sebastião Mantovani (PSL).

No parecer o procurador cita que um candidato na eleição suplementar ajuizou agravo interno, baseando-se no indeferimento do DRAP da coligação, impugnação já confirmada pelo TSE. “A teor do art. 48 da Res. TSE 23.609/195, o indeferimento do DRAP é fundamento suficiente para indeferir o pedido de registro do candidato a ele vinculado. Desse modo, o eventual provimento do recurso extraordinário não implica, por si só, o êxito do registro da candidatura, que também é condicionado à habilitação da coligação recorrente”, pontuou o procurador no parecer através do qual nega o provimento ao recurso de Dudu.

Terceiro mandato – Conforme foi revelado na matéria Ação de impugnação de candidatura aponta que o prefeito de Itatiaia está buscando um terceiro mandato consecutivo, o que é vedado por lei, veiculada no dia 28 de setembro de 2020, Eduardo Guedes assumiu o mandato em julho de 2016 e foi eleito em outubro daquele ano para a mesma função. Pelo entendimento de advogados e magistrados ele não poderia  concorrer, tanto que o registro de candidatura foi indeferido.

Dudu era vereador e ocupava o cargo de primeiro-secretário na Câmara Municipal, quando o prefeito Luiz Carlos Ipê foi cassado. Ele assumiu o mandato de prefeito em definitivo e não como interino depois de numa nova eleição para a mesa diretora da Casa tê-lo colocado como o primeiro na linha de sucessão. No pleito de 2020, mesmo impugnado, por sua conta e risco continuou com a campanha e foi o mais votado.

Matérias relacionadas:

O vale-tudo pelo poder em Itatiaia: O que pretendia Dudu ao esconder de Lewandowski o DRAP indeferido?

Mancada de Dudu em recurso contra eleição suplementar no STF deixa eleitores de Itatiaia sem o “grito de independência”

Itatiaia: Tiro de Dudu no STF poderá sair pela culatra com possível retomada de eleição suplementar baseada em processo de fraude em convenção

Lewandowski suspende eleição de Itatiaia, mas Dudu Guedes não toma posse

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.