Prefeito de Búzios tem mandato cassado por abuso de poder econômico

Decisão atinge ainda o vice e um vereador da cidade

● Elizeu Pires

O juizo da 172ª Zona Eleitoral, cassou o diploma do prefeito de Búzios, Alexandre de Oliveira Martins (foto), por abuso de poder econômico na campanha de 2020. A decisão, que também o declara inelegível por oito anos, atinge ainda o vice-prefeito Miguel Pereira de Souza e o vereador Victor de Almeida dos Santos.

Os três ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Mantida a decisão os eleitores terão de voltar as urnas em pleito suplementar para escolha de novo prefeito e vice.

A decisão foi tomada em Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada pelo Ministério Público, a partir de inquérito instaurado para apurar a apreensão de dinheiro e documentos em um escritório de campanha que funcionava em cima da padaria da padaria do pai do então candidato a prefeito, o que aconteceu no dia 30 de outubro de 2020.

A apreensão foi feita por uma equipe de fiscalização da 172ª Zona Eleitoral, acionada por denúncia dando conta de que no local estaria ocorrendo distribuição de dinheiro. Durante a investigação, destaca a decisão, também ficou provado que pessoas que trabalhavam no escritório no momento do flagrante acabaram nomeadas em cargos comissionados na Prefeitura e na Câmara Municipal.

Documento relacionado

Decisão Judicial

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.