E Belford Roxo entrou para o mapa político nacional

Votação no primeiro turno e evento pró-Lula leva o prefeito da cidade à condição de grande liderança

● Elizeu Pires

“Waguinho é o prefeito mais importante do estado”. Quem diz isso é o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), diante da realidade vista por ele nas urnas no primeiro turno das eleições, e no evento de campanha promovido em Belford Roxo na última terça-feira (11), quando o ex-presidente Lula discursou para mais de 200 mil pessoas, estimativa dos organizadores do que foi classificado como o maior movimento de campanha da Baixada Fluminense até agora.

Mais que a avaliação de Paes, a adesão do prefeito Wagner dos Santos Carneiro – que preside o União Brasil no estado do Rio de Janeiro – e o tamanho do evento por ele promovido, colocaram o município de Belford Roxo no mapa político nacional. Aproximado de Lula pelo presidente da Assembleia Legislatura, André Ceciliano, Waguinho assumiu a missão de derrubar a barreira do ódio construída por integrantes da campanha pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro e reforçada por pastores evangélicos que tem aterrorizado seus fiéis com os mesmos argumentos mentirosos difundidos via redes sociais.

Os números do primeiro turno no caso das eleições proporcionais sustentam a condição de maior liderança política da Baixada Fluminense alcançada por Waguinho em 2018, quando seus candidatos a deputado somaram mais votos que os ungidos do autoproclamado “rei” Washington Reis, que se coloca como maior apoiador de Bolsonaro na região.

Porém, mesmo controlando politicamente um município com mais de 670 mil eleitores e com campanha forte em quase todo o estado, Washington Reis assistiu os irmãos Gutemberg e Rosenverg serem engolidos pela segunda vez pela dupla Daniela do Waguinho e Marcio Canela.

Os Reis somaram este ano 264 mil votos, enquanto Daniela e Canella quase chegaram aos 400 mil. Ela obteve 213.706 e Marcio 181.274, contra os 133.612 conferidos a Gutemberg e os 131.308 dados a Rosenverg. Para consolidar ainda mais o peso político de Waguinho, os candidatos dele tiveram 15.044 votos em Duque de Caxias, e os irmãos Reis apenas 2.724 em Belford Roxo.

Matéria relacionada

Daniela é a deputada mais votada do Rio e Waguinho volta colocar Washington Reis no chinelo

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.