Prefeito nomeia parentes e afins, ignorando a legislação
Os moradores da pequena Paty do Alferes, cidade do Sul Fluminense, querem saber quando a Justiça vai desvendar os olhos para enxergar o nepotismo na administração municipal, onde o prefeito Eurico Pinheiro Bernardes Neto, o Juninho Bernardes (foto), nomeou parentes seus e do vice-prefeito Arlindo Rosa de Azevedo para cargos nos primeiro e segundo escalões do governo. Filho do ex-prefeito Eurico Pinheiro Bernardes Junior, Juninho abrigou o pai como secretário de Educação, mas este é visto como super secretário e chega até ser chamado de “prefeito de fato” por algumas lideranças locais. Já a mãe de Euriquinho, Jeanne Marisete Teixeira Bernardes, é a secretária de Desenvolvimento Social, enquanto Alexandre Veiga Lisboa, casado com uma tia do prefeito, comanda a Secretaria de Obras.
Muito criticada através das redes sociais por moradores da cidade, a prática de nepotismo deverá agora sair dos comentários dos grupos no WhtasApp, Facebook e do disse-me-disse das ruas de Paty do Alferes para o Ministério Público, onde uma lista com nomes de ocupantes de cargos comissionados apontados como parentes de do prefeito e do vice deverá ser protocolizada através de uma representação, com pedido para que o nepotismo possa ser investigado.
De acordo com a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”, mas, ao que parece, o prefeito está se “lixando” para isto.
Cidade pequena com políticos com mania de gestores de cidade grande. Pobre Paty.
Essa gente sempre gostou de uma boquinha.
Gostei dessa. Temos um governo de família aqui em Paty.
Em resposta a 41 comentários não veiculados por conterem ofensas –
O elizeupires.com é um espaço jornalístico e não um fake de rede social. Para comentar essa matéria não é necessário ataques ou ofensas a honra de ninguém. Temos responsabilidade pelo que veiculamos, inclusive em relação aos comentários, por tanto não veiculamos mensagens ofensivas. Usar de anonimato para proferir ataques e ofensas pessoais contra quem quer que seja é um ato de covardia. Tem uma denúncia a fazer? Encaminhe para elizeupires.blog@gmail.com que será apurado e transformado em matéria jornalística, como assim determina nossa ética profissional.
Um gorverno de família onde o prefeito nomeia a família a cargo este ja de família passando de pai pra filho como diz o ditado filho de peixe pexinho e? e o que nois resta e acredita que haverá pelomeno uma apuração destas coisas e que não fique em puni