Paty do Alferes tem um ‘governo de família’

Prefeito nomeia parentes e afins, ignorando a legislação

Os moradores da pequena Paty do Alferes, cidade do Sul Fluminense, querem saber quando a Justiça vai desvendar os olhos para enxergar o nepotismo na administração municipal, onde o prefeito Eurico Pinheiro Bernardes Neto, o Juninho Bernardes (foto), nomeou parentes seus e do vice-prefeito Arlindo Rosa de Azevedo para cargos nos primeiro e segundo escalões do governo. Filho do ex-prefeito Eurico Pinheiro Bernardes Junior, Juninho abrigou o pai como secretário de Educação, mas este é visto como super secretário e chega até ser chamado de “prefeito de fato” por algumas lideranças locais. Já a mãe de Euriquinho, Jeanne Marisete Teixeira Bernardes, é a secretária de Desenvolvimento Social, enquanto Alexandre Veiga Lisboa, casado com uma tia do prefeito, comanda a Secretaria de Obras.

Muito criticada através das redes sociais por moradores da cidade, a prática de nepotismo deverá agora sair dos comentários dos grupos no WhtasApp, Facebook e do disse-me-disse das ruas de Paty do Alferes para o Ministério Público, onde uma lista com nomes de ocupantes de cargos comissionados apontados como parentes de do prefeito e do vice deverá ser protocolizada através de uma representação, com pedido para que o nepotismo possa ser investigado.

De acordo com a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”, mas, ao que parece, o prefeito está se “lixando” para isto.

Comentários:

  1. Em resposta a 41 comentários não veiculados por conterem ofensas –
    O elizeupires.com é um espaço jornalístico e não um fake de rede social. Para comentar essa matéria não é necessário ataques ou ofensas a honra de ninguém. Temos responsabilidade pelo que veiculamos, inclusive em relação aos comentários, por tanto não veiculamos mensagens ofensivas. Usar de anonimato para proferir ataques e ofensas pessoais contra quem quer que seja é um ato de covardia. Tem uma denúncia a fazer? Encaminhe para elizeupires.blog@gmail.com que será apurado e transformado em matéria jornalística, como assim determina nossa ética profissional.

  2. Um gorverno de família onde o prefeito nomeia a família a cargo este ja de família passando de pai pra filho como diz o ditado filho de peixe pexinho e? e o que nois resta e acredita que haverá pelomeno uma apuração destas coisas e que não fique em puni

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.