Angra dos Reis: Rubinho Metalúrgico tem candidatura  a vice-prefeito indeferida e perda de prazo pode deixar coligação fora da disputa

A chapa do candidato a prefeito de Angra dos Reis Cláudio Ferreti (MDB), da coligação Angra no Caminho Certo, pode estar fora das eleições do dia 6 de outubro. O motivo foi o indeferimento da candidatura de Rubinho Metalúrgico (foto) como vice-prefeito.

O juiz Carlos Manuel Barros do Souto, da 147ª Zona Eleitoral de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, decidiu, na manhã desta quinta-feira (26), que a escolha de Rubinho para substituir Jorge Eduardo de Britto Rabha, o Jorge Mascote, no cargo não está de acordo com a legalidade.

Paracambi: Nova pesquisa confirma liderança de Andrezinho

O candidato agora tem 59% das intenções de voto

Em mais uma rodada de pesquisa em Paracambi o instituto Prefab Future confirma a liderança do candidato a  prefeito de Paracambi, na Baixada Fluminense. Ele aparece agora 59% das intenções de votos na consulta estimulada, há exatamente 33% pontos percentuais distância da segunda colocada, a candidata do PL, Aline Otília, que registra 26%.

Nova Iguaçu: Terceira pesquisa Ipec confirma liderança de Dudu Reina com 13 pontos de diferença sobre os demais candidatos

● Elizeu Pires

O Ipec mostra que Dudu tinha 33% em agosto, subiu para 44% e agora tem 45% O candidato do PP Dudu Reina continua liderando com folga a disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu, segundo maior município da Baixada Fluminense. Ele tem hoje 45% das intenções de voto, 29 pontos percentuais acima do segundo colocado, Clébio Jacaré (União Brasil), que permanece com 16% da preferência do eleitorado. A Soma de todos os adversários de Dudu é de 32%. Reina pode vencer logo no primeiro turno.

Ministério Público denuncia candidato a prefeito de Maricá pelo PL por constranger e humilhar candidatas a vice e a vereadora do partido

A 55ª Promotoria Eleitoral denunciou, nesta terça-feira (24/09), o candidato a prefeito de Maricá pelo Partido Liberal (PL), Fábio de Azevedo Barbosa (foto), por constranger e humilhar sua candidata a vice, Luana Gouvea Leite Defaveri, e a candidata a vereadora pelo PL, Ingrid Menendes, utilizando-se de menosprezo ou discriminação devido à sua condição de mulher. A denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) foi encaminhada à 55ª Zona Eleitoral de Maricá.

Segundo a denúncia, Fábio humilhou sua vice em dois episódios, ambos no dia 2 de setembro. No primeiro, o candidato a prefeito, após ser questionado sobre a forma como conduzia a campanha por Luana, insultou a companheira de chapa e, em tom exaltado, afirmou que se ela não estivesse satisfeita poderia desistir. Após pedir desculpas, o candidato a prefeito voltou a insultar a candidata a vice ao ser questionado a respeito da ausência da fotografia da candidata no material gráfico de campanha, respondendo que Luana era “fútil e vaidosa”, que não tratava nem a própria esposa com “cautelas no falar” e que “não trataria mulher de rua assim”.

PT poderá ter a primeira mulher vereadora em Japeri

● Elizeu Pires

Com votação maior que a conferida a dois candidatos eleitos, Dani teve 626 votos em 2020 – Foto: Reprodução Instalado como município em janeiro de 1993, quando foram empossados o primeiro prefeito e os primeiros vereadores, Japeri, na Baixada Fluminense, poderá ter a primeira vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores em sua história.

Vice-governador: “Andrezinho lutou para aliviar o sofrimento causado pela enchente”

Foto: Marcello Dias A atuação do candidato a prefeito Andrezinho Ceciliano (PT), como deputado estadual, para mitigar os efeitos causados pela enchente do final de fevereiro foi reconhecida pelo vice-governador do Estado do Rio, Thiago Pampolha (MDB). Ele esteve no lançamento da candidatura do Andrezinho em agosto, mesmo com o seu partido compondo a chapa da candidata adversária.

“Eu testemunhei a sua luta, a sua dedicação, desde o primeiro dia do seu mandato de deputado estadual. E você foi me visitar e me pedindo insistentemente para que a gente pudesse olhar para o para Paracambi e investir nessa cidade”, comentou o governador na ocasião.

Aumenta a lista de pesquisas da empresa Costa Mariath impugnadas pela Justiça: Agora em Itaperuna

● Elizeu Pires

Com ação questionada em vários municípios fluminenses, o instituto Costa Mariath teve mais uma pesquisa de intenção de votos impugnada pela Justiça. Ao decidir pela suspensão da circulação da pesquisa o juiz da 107ª Zona Eleitoral de Itaperuna, Maurício dos Santos Garcia, citou há indícios de que a pesquisa não tenha seguido a formalidade e os requisitos necessários.

Distribuição de notícias falsas é denunciada em Japeri e Justiça manda identificar usuários das páginas citadas

Depois de prisões desencadeadas pela Policia Federal na operação Teatro Invisível que consistia numa muito bem elaborada rede de fake news que atuou em pelo menos 13 municípios, agora a eleição em Japeri passou a sofrer atuação de uma organização que está espalhando notícias falsas.

A denúncia foi apresentada ao Juizo da 139ª Zona Eleitoral e o juiz Thales Nogueira Cavalcanti Venancio Braga já mandou identificar os dados dos usuários de pelo menos quatro páginas e um grupo de WhatsApp. Há outras investigações em andamento e a rede pode ser ainda mais ampla.