Uma incoerência de R$ 10 milhões em Rio das Ostras

O prefeito Alcebíades Sabino tem reclamado muito da perda de receita. Se o dinheiro está curto que excesso de arrecadação é esse Prefeito se queixa de queda na receita, mas alega excesso de arrecadação em suplementação de verba não explicada

Desde o início do ano reclamando de queda na arrecadação prevista no orçamento deste ano, deixando, inclusive, de honrar compromissos com fornecedores e prestadores de serviços básicos, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos (PSDB), fez na semana passada cinco suplementações de verbas, sendo pelo menos uma delas - a mais volumosa - no mínimo estranha: recursos no total de R$ 10 milhões foram transferidos de um programa de trabalho para outro por “excesso de arrecadação”, sem que o governo explicasse a destinação do dinheiro. O “excesso” alegado pelo governo para abrir o crédito suplementar colide com as afirmações oficiais de que a receita do município está menor a cada mês.

Gelson rompe com Sabino com vistas a 2016

Gelson diz que não quer ser mais vice-prefeito Vice-prefeito de Rio das Ostras diz que vai seguir “carreira solo”

O prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos (PSC) e o vice-prefeito Gelson Apicelo não falam mais a mesma língua em se tratando da sucessão municipal. Gelson, que continua no PDT e começou a trabalhar no sentido de recompor o partido que perdeu vários filiados para o PHS, anunciou o “rompimento pacífico” com Sabino, porque não quer ser mais vice e sim disputar a Prefeitura em 2016. “Sou pré-candidato a prefeito. Com apoio dele (Sabino) ou contra ele pretendo disputar um mandato de prefeito, pois sinto que essa é a minha hora”, afirmou.

Pezão diz que compromissos serão honrados

Pezão disse que 90% dos fornecedores entenderam a situação Governador afirmou que pagar fornecedores até o dia 30 e que a segunda parcela do 13º vai ser quitada em dezembro

O governo estadual vai liberar, entre os dias 27 e 30 deste mês, o pagamento de faturas vencidas para 2100 fornecedores que tiveram recebimentos adiados esta semana para que pudessem ser honrados os vencimentos dos aposentados e pensionistas. A afirmação foi feita nesta sexta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão. “Mais de 90% das empresas entenderam e continuam a fornecer, elas confiam no governo do estado. Estamos fazendo um grande esforço. Já pagamos R$ 4 bilhões aos nossos fornecedores este ano. Também quitamos R$ 1,3 bilhão de restos a pagar referentes ao ano passado. Vamos chegar ao fim de dezembro com todos os pagamentos em dia. Quero garantir o pagamento dos aposentados, pensionistas e servidores da ativa, e depois vou pagar aos fornecedores. A segunda parcela do 13º é em dezembro. Tenho a folha de novembro, que estou lutando muito para conseguir e a de dezembro”, disse.

Números de Guapimirim são tão confiáveis quanto o governo

Por conta de problemas na aplicação de recursos da Saúde o ex-secretário Eliel Ramos e o prefeito Marcos Aurélio Dias (centro) estão respondendo na Justiça por improbidade administrativa Contabilidade mostra receita menor em 2015, mas as despesas não estão nada claras e os gastos empenhados divulgados não correspondem a 01% da arrecadação registrada

Do dia 1º de janeiro até ontem, segundo o sistema que registra a receita e as despesas da Prefeitura, o município de Guapimirim teve uma arrecadação líquida de R$ 121.970.890,81, R$ 17 milhões a menos que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a arrecadação líquida chegou a R$ 139.349.085,05 nos 11 primeiros meses. O problema é saber como e em que os recursos estão sendo gastos, já que os empenhos somados no período revelados, incluindo todos os fundos, não chegam a R$ 1 milhão. Não dá para saber, por exemplo, como o Fundo Municipal de Assistência Social - cujo setor é comandado pela primeira dama Vanilda Santana da Silva, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos - aplicou os R$ 401.761.60 que parecem no sistema como receita, contra um total empenhado de apenas R$ 92.20.

Reunião secreta pode selar paz entre Sabino e Odebrecht

Sabino teria convocado a reunião para se entender com a Odebrecht Ambiental e assegurar a aprovação para antecipar créditos futuros dos royalties E a empresa poderá ser beneficiada com antecipação de créditos dos royalties do petróleo, que deverá ser de R$ 350 milhões

Está marcada para a próxima segunda-feira, às 10h, no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, uma reunião que pode acabar com a queda de braço entre o prefeito Alcebíades Sabino dos Santos e a Odebrecht Ambiental, empresa responsável pelo sistema de saneamento da cidade, com a qual a Prefeitura tem uma dívida acumulada no total de cerca de R$ 150 milhões. O encontro, do qual também deverão participar executivos da Odebrecht e os vereadores do bloco de sustentação do governo, foi marcado depois de o prefeito ter sido notificado da perda de prazo para recurso em um processo que tramita no Tribunal de Justiça, no qual a Odebrecht contesta a constitucionalidade da Lei 1190/15, que limitava em 15% da arrecadação dos royalties o valor a ser pago mensalmente à empresa. Com a perda de prazo acabará prevalecendo uma decisão anterior que declara a lei inconstitucional e dessa forma a Prefeitura ficará obrigada a cumprir o contrato de Parceria Público Privada (PPP), firmado com a Odebrecht.

Casimiro de Abreu deverá ter mais dois vereadores em 2017

Lázaro foi o único a se opor à emenda, recusando-se a assiná-la Emenda à Lei Orgânica propõe aumento do número de cadeiras de 9 para 11

Com assinatura da maioria dos membros da Casa, começou a tramitar ontem na Câmara de Casimiro de Abreu uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), que eleva de 9 para 11 vereadores a composição do Poder Legislativo local a partir de 1º de janeiro de 2017, o que amplia a possibilidade de reeleição para eles no pleito do próximo ano. Mais vagas representa um quociente eleitoral menor e nesse caso quem tem mandato tem mais possibilidade de vencer uma eleição, por reunir mais recursos e já ter uma base eleitoral formada, bastando para isso estar em partido com boa nominata (candidatos com votos suficientes para completar a legenda).

“Cerol” fininho em Meriti

Sandro Matos corta custos com pessoal para garantir, segundo ele, pelo menos o essencial em um município cheio de problemas Cortes nos salários foi apenas paliativo. Tosa agora é nos cargos comissionados. Meta é reduzir a folha de pessoal para R$ 13 milhões

"Já reduzimos bastante a folha de pagamento de pessoal, mas quero baixar os gastos com salários para R$ 13 milhões". A afirmação é do prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos (PDT), que está apertando ainda mais o cinto. Atualmente a folha - que já chegou a quase R$ 19 milhões mensais - está em pouco mais de R$ 15 milhões, mas com uma "dibicada" só o prefeito cortou todos os cargos comissionados e as funções gratificadas, mantendo apenas os considerados essenciais, o que representa 30% de um total de cerca de 3,5 mil nomeados. De acordo os números oficiais, o custo da folha com o pessoal efetivo está em R$ 10,5 milhões por mês.

Falta de planejamento é o maior problema de Belford Roxo

Hoje Dennis depende de ajuda para realizar, mas quer ver a cidade caminhando com as próprias pernas Mas a cidade começou a ser repensada para um futuro melhor

Ex-distrito de Nova Iguaçu, Belford Roxo foi instalado como município em 1992 e tem, segundo estimativa do IBGE, cerca de 480 mil habitantes espalhados por uma extensão de 77 quilômetros quadrados, uma área 100% urbana. São 6.031,38 moradores por quilômetro quadrado e muitos problemas, situação crítica que a Prefeitura não tem como resolver sem ajuda externa. Esse quadro, afirma o prefeito Dennis Dauttmam (PCdoB), se deve à falta de planejamento, o que o obriga a olhar para o hoje com olhos abertos para o amanhã: repensar a cidade para que os próximos anos sejam melhores que os últimos. "Resolvi replanejar a cidade e elaborar projetos para o futuro, repensando o município sem deixar de encarar os problemas de frente", diz Dennis, que já foi vereador e conhece a realidade de cada bairro.

Rio das Ostras esconde os gastos da Educação

A Prefeitura de Rio das Ostras vem fazendo segredo sobre os gastos na Educação. Os poucos números disponíveis são genéricos Portal da Transparência não disponibiliza consulta ao Fundo Municipal de Educação nem informa despesas com setor de ensino

Ontem o município de Rio das Ostras recebeu repasse de R$ 842.633,71 do Fundeb. Este ano os valores recebidos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação registrados até o dia 29 deste mês chegaram a R$ 21.766,020,30 que, somados com a transferência de ontem passa de R$ 22,6 milhões. Entretanto, os gastos dos recursos destinados no orçamento da Prefeitura para a Secretaria Municipal de Educação não está nada claro. Pelo menos é isso que percebe quem busca informações no Portal da Transparência, que oferece links para buscas na receita e despesa consolidadas e para os números dos fundos municipais de Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Habitação, Infância e Adolescência, Previdência Municipal e Fundação Rio das Ostras de Cultura, mas nada mostra em relação ao Fundo Municipal de Educação, que em todos os municípios reúne os recursos financeiros destinados ao setor.

Sabino corta programa social, mas não reduz secretarias…

Kezia, mãe de três filhos, contava com o benefício. A partir deste mês não terá mais o benefícios, pois Sabino suspendeu o programa social ... nem mexe nos cargos comissionados, como prometera para economizar gastos

"Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Nos nossos e nos dos nossos arde à beça". Esse parece ser o entendimento do prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos (PSC), que ainda não reduziu o número de secretarias - o que anunciou como medida de contenção de despesas - nem reduziu o número de assessores, que continuam dando trombada um nos outros no gabinete do prefeito e nos muitos e onerosos órgãos governamentais. Porém, o povo, esse sim, vem sofrendo e muito com o que já era considerado ruim e piorou bastante nos últimos três meses: os serviços prestados pela municipalidade. Agora os atingidos são os que mais precisam, as famílias de baixa renda, que a partir deste mês mão receberão mais os recursos do "Cartão do Bem", um programa de transferência de renda criado na gestão anterior como complemento para famílias com renda de até um salário mínimo por mês.