Pezão lidera e bateria tanto Garotinho quanto Crivella em segundo turno. Lindberg cai ainda mais e PT quer saber onde errou

Um programa de televisão que custou cerca de R$ 30 milhões aos cofres da campanha não está ajudando Lindberg Farias em nada. Pelo menos é isso que mostram os números da pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope, divulgada na noite de hoje, confirmando mais uma queda do candidato do PT ao governo do Rio de Janeiro, conferindo a ele apenas 8% da preferência dos eleitores. De acordo com a pesquisa - realizada entre os dias 20 e 22 de setembro e registrada no TRE sob o nº RJ-00044/2014 e no TSE sob o nº BR-00749/2014 -, o candidato do PMDB, Luiz Fernando Pezão lidera com 29%, Anthony Garotinho (PR) tem 26% e Marcelo Crivella está em terceiro lugar, com 17%. A consulta mostra ainda Tarcísio Motta (PSOL) com 2% e Dayse Oliveira (PSTU) com 1%. Ney Nunes (PCB) não pontuou.

O Ibope também fez consulta sobre as intenções de voto em um segundo turno, registrando o seguinte resultado: Pezão: 43% e Garotinho: 33%; Pezão: 41% e Crivella: 33%; Crivella: 36% e Garotinho: 34%, nessa hipótese com 23% de votos nulos. Quanto à rejeição, 34% dos eleitores responderam que de jeito nenhum votaram em Garotinho; 18% não votariam em Lindberg Farias; 16% em Pezão; 12%), Crivella; 11% em Ney Nunes, 10% em Dayse e 9% em Tarcisio, enquanto 9% disseram que poderiam votar em todos, e 14% não souberam ou não responderam. 

Briga entre prefeito e vice de Araruama teria sido farsa

Intenção seria desviar responsabilidade sobre medidas “antipáticas”

Em discurso contundente na sede do PR, seu partido na manhã do dia 25 de junho deste ano, ao lado do hoje candidato a governador Anthony Garotinho, o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani - até então afastado da Prefeitura - afirmou que voltaria em breve ao cargo e que iria fazer uma “sopa de traíras”, referindo-se a uma suposta traição do vice-prefeito Anderson Moura, que o substituiu no governo até o dia 2 de julho, tendo tomado várias medidas consideradas “antipáticas” aos olhos da população que acreditou nas promessas de mudanças feitas por Miguel nos palanques da campanha de 2012.

Divulgação de pesquisa fajuta gera multa para Garotinho

O uso de pesquisas feitas por ele mesmo para tentar desqualificar as consultas oficiais de intenção de votos realizadas por institutos qualificados e registradas, como manda a lei, na Justiça Eleitoral, gerou nessa quarta-feira mais uma multa para o candidato a governador do Rio pelo PR, Anthony Garotinho (foto). O juiz Alexandre Chini, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, multou o candidato em R$ 53,2 mil por ele ter divulgado, em seu blog, pesquisa eleitoral sem registro prévio. De acordo com o juiz, que ainda determinou a exclusão do texto, é o registro que "torna possível a fiscalização quanto à ocorrência de manipulação de dados ou tentativa de induzir o eleitor a erro". A magistrado destacou em sua decisão que "no próprio texto divulgado no blog, há referências a 'pesquisas internas'" realizadas por Garotinho, e que essa foi "utilizada para questionar os números divulgados pelo Datafolha".

 

Pezão está a um ponto de Garotinho

Pesquisa divulgada agora a noite mostra empate técnico no Rio

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o número nº RJ-00033/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo nº BR-00567/2014, pesquisa realizada entre os dias 5 e 8 de setembro e divulgada hoje à noite, revela empate técnico na disputa pelo governo do Rio de Janeiro: Anthony Garotinho (PR) tem 26% das intenções de votos e Luiz Fernando Pezão (PMDB), 25%. Em terceiro lugar, com 17%, permanece o senador Marcelo Crivella (PRB) e o também senador, Lindberg Farias (PT) caiu dois pontos em relação a consulta anterior, estando agora com 9% das intenções de voto, no mesmo quarto lugar. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo e uma simulação de eventual segundo turno mostra que Pezão obteria 40% dos votos contra 33% de Garotinho. Ainda segundo o Ibope, Tarcísio Motta (PSOL) tem 2% e Dayse Oliveira (PSTU) e Ney Nunes (PCB) não pontuaram.

Megaoperação em favela flagra campanha ilegal de Garotinho

Fiscais do TRE foram ao Complexo da Maré com apoio do Exercito e Fuzileiros Navais

     Enquanto candidatos ligados ao governo do Rio estão sendo impedidos de fazer campanha nas favelas cariocas, o deputado Anthony Garotinho, candidato a governador pelo PR, está com livre acesso. Pelo menos é o que pode ser constatado na tarde de hoje numa megaoperação de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral, cujos agentes conseguiram entrar, pela primeira vez, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, com o apoio do Exército e dos Fuzileiros Navais. Na Maré foi apreendido farto material ilegal de campanha.

Crivella diz não a Garotinho e confirma candidatura a governador

“O importante é termos o povo do nosso lado”. Essa foi a resposta dada ontem pelo senador Marcelo Crivella, durante a convenção que o confirmou como candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro pelo PRB, aos que o criticaram pelo fato de ele estar, até o momento, sem o apoio de outras legendas. Minutos antes de iniciar o evento o senador rejeitou convite de Anthony Garotinho (PR) para compor a chapa do deputado como vice, mesma resposta dada na, em maio, ao senador Lindberg Farias (PT).

O encontro do PRB aconteceu no ginásio de esportes do Olaria Atlético Clube e dele participaram cerca de seis mil pessoas. Na convenção foram definidas ainda as nominatas para deputado estadual e federal, faltando a definição da chapa majoritária, que será completada nos próximos dias, com a escolha dos candidatos a vice-governador e a senador, nomes que deverão surgir de negociações com outros partidos, o que começa ser feito hoje. Se as alianças não se firmarem, já avisou, os nomes sairão do próprio PRB. “Não é a primeira vez que caminho sozinho. Me elegi a senador sem coligação e contra essas máquinas. Isso não nos desmerece. O importante é termos o povo ao nosso lado”, completou Crivella.

Miguel Jeovani diz que vai fazer “sopa de traíra”

Prefeito afastado de Araruama afirma que voltará em breve e fará mudanças

Se dizendo vítima de injustiça, por ter sido afastado cautelarmente do cargo sem ter sido notificado em qualquer processo, o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani afirmou ontem que voltará “em breve” ao governo e que fará as mudanças “que forem necessárias”. Visivelmente emocionado, Miguel discursou por volta das 12h para uma plateia de cerca de 100 pessoas no Diretório Municipal do PR, no centro da cidade, durante as prévias do partido para definir a candidatura do deputado federal Anthony Garotinho ao governo do estado. Presente ao evento, Garotinho afirmou que o prefeito está sendo perseguido por apoiá-lo. “Tentaram fazer o mesmo comigo.O juiz que tentou me condenar por formação de quadrilha hoje é réu. Está tendo que explicar por que deu uma sentença sem provas. Essa injustiça está acontecendo aqui com o Miguel, pois afastaram um homem inocente”, disparou o deputado.

TRE multa Garotinho em R$ 682 mil por propaganda antecipada

Em decisão colegiada tomada no início da noite de hoje o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) multou o deputado federal Anthony Garotinho em R$ 682 mil por promoção pessoal em propaganda do Partido da República (PR) na TV e no rádio. As inserções foram levadas ao ar em outubro do ano passado. O valor da multa foi calculado tomando por base o menor custo de propaganda de 30 segundos na TV, na época: R$ 46,411 mil por inserção. No rádio a multa foi de R$ 25 mil por mensagem veiculada.

Além de Garotinho o TRE multou também o partido. O PR foi condenado ao pagamento de multas no total de R$ 464,1 mil, e perdeu o direito à propaganda pelo tempo equivalente a cinco vezes ao das inserções irregulares. Segundo os magistrados, houve "desvirtuamento da propaganda político-partidária, por meio da utilização do espaço veiculado para fins de promoção pessoal, com caráter notadamente eleitoral".

Prefeitos da região do petróleo querem reativar linha férrea

Grupo busca soluções para acabar com gargalos logísticos no transporte

As cidades que mais recebem royalties do petróleo estão pensando no futuro e querem se livrar dessa dependência dos recursos repassados pela Petrobras. Querem atrair empresa e ampliar o mercado de trabalho, mas para isso precisam acabar com os gargalos logísticos no transporte. A saída, entendem os prefeitos dessas cidades, está na duplicação da BR-101, na revitalização da linha férrea, melhorias das estradas estaduais e na construção da Rodovia Translitorânea. Essas propostas foram discutidas na reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás (Ompetro), realizada em Casimiro de Abreu, num encontro que reuniu os prefeitos de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos Lemos; Macaé, Aluízio dos Santos Júnior; Campos, Rosinha Garotinho; o secretário de Fazenda de São João da Barra, Ranufo Vidigal; subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Rio das Ostras, Virgílio Lagrimante e o representante da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Vargas, além do deputado federal Paulo Feijó.