Governo do estado lança edital para a construção de 320 unidades habitacionais no Complexo do Alemão

O governo estadual lançou edital para a construção de 320 unidades habitacionais no Complexo do Alemão. Essa é a primeira fase de obras habitacionais na comunidade. No total, serão entregues mais de 1,3 mil imóveis para atender famílias que vivem com aluguel social há mais de 10 anos. As entregas fazem parte do programa Casa da Gente.

“Estamos trabalhando para construir e entregar moradias dignas para moradores do Complexo do Alemão que estão há mais de 10 anos esperando por um novo lar. Em breve, vamos lançar novos editais para atender com agilidade as demandas da população do complexo. Estamos fazendo uma busca permanente por terrenos, em todo o estado, para a construção destas unidades habitacionais”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Governo do estado inicia reforma das estações do Teleférico e anuncia 1.300 unidades habitacionais no Alemão

José Amilton é um dos técnicos envolvidos na reforma do Teleférico do Alemão - Foto: Divulgação/Seinfra O governo estadual iniciou as obras de reforma das seis estações do Teleférico do Alemão. O governador Cláudio Castro e o secretário de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Max Lemos, assinaram o documento que reacende a esperança dos moradores do Complexo de ter novamente um modal de transportes que garantia a ligação entre a estação de Bonsucesso e a estação de Palmeiras em 16 minutos.

O governador frisou que estava ali para cumprir uma promessa que fez às lideranças do Alemão de atender a demandas prioritárias, como a recuperação do teleférico e a construção de 1.300 unidades habitacionais, resíduo ainda das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2010. Ao ser questionado por uma moradora sobre a construção das casas, Cláudio Castro respondeu que a licitação já tem data marcada. “Estamos retomando hoje as obras do Teleférico do Alemão, que há anos faz uma falta imensa para os moradores, e já temos data para outras ações importantes para a comunidade, como a reforma dos conjuntos e a construção das unidades habitacionais. Foi uma promessa às lideranças do Complexo que estamos cumprindo”, afirmou o governador.

Após limpeza e desobstrução das vias por força-tarefa do Estado, comerciantes reabrem lojas em Petrópolis

Considerada o maior polo de moda da região Serrana, a Rua Teresa, em Petrópolis, está começando, aos poucos, a retomar suas atividades.  Após o forte temporal da semana passada que atingiu a cidade, muitas lojas foram totalmente ou parcialmente destruídas. Nesta quarta-feira (24), as equipes do Governo do Estado do Rio de Janeiro retiraram os entulhos que fechavam a terceira e última obstrução da via. Com mais de mil lojas, algumas localizadas no início da Rua Teresa reabriram. A Rua do Imperador, a principal da cidade, também recebeu os cuidados da administração estadual.

Os trabalhos de limpeza e desobstrução de vias têm se intensificado em Petrópolis. Equipes do Governo do Estado atuam 24 horas por dia com o objetivo de normalizar a mobilidade urbana, possibilitando a intensificação de socorro às vítimas e a volta dos serviços essenciais a grande parte do município.

Estado vai investir R$ 150 milhões nas obras emergenciais em Petrópolis

Na reunião foram definidas ações imediatas - Foto: Divulgação/Seinfra O objetivo é fazer os recursos chegarem o mais rápido possível O governador Cláudio Castro se reuniu com o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, Max Lemos, na última sexta-feira (18), na sede do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, e autorizou um investimento de R$ 150 milhões para obras emergenciais em Petrópolis. Um levantamento técnico feito pela Seinfra identificou cinco áreas prioritárias para receber as primeiras intervenções após as chuvas que causaram tragédia na cidade serrana.

Entre as áreas que devem ser beneficiadas estão: a Rua 24 de Maio, com obras de contenção e movimentação de terra. Na Rodovia Washington Luiz, será feita contenção da margem do canal e a repavimentação de uma ponte. Na Praça Conde D'eu, os técnicos identificaram a necessidade de contenção, drenagem e recuperação de vias. Na Rua Teresa, obras de contenção de encostas.

Força-tarefa conjunta do governo estadual com Prefeitura de Petrópolis já retirou cerca de 15 mil toneladas de resíduos ruas

A força-tarefa iniciada na madrugada de terça-feira pelo Governo do Estado, em conjunto com a Prefeitura de Petrópolis, retirou, até esta sexta-feira (18), 15 mil toneladas de resíduos, como entulhos, lama, barro, vegetação e veículos. O secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, se reuniu com o vice-prefeito e secretário de Obras do município, Paulo Mustrangi, para traçar as novas ações.

Até o fim de quinta-feira, já haviam sido retirados das vias mais de 150 automóveis e três ônibus. Mais de 200 maquinários enviados pelo governo do estado estão em operação na cidade, nas seguintes localidades: Estrada da Saudade, Comunidade Vitória, Batailard, Vila Felipe, Coronel Veiga, Curva do S, Centro Histórico, Correias, Castelândia, Morin de Baixo, Morin de Cima, Alfredo Batista e Rua Teresa.

Governo estadual e Prefeitura de Petrópolis traçam ações conjuntas para ampliar ajuda a locais afetados pelas chuvas

O secretário Max Lemos se reuniu hoje com o prefeito Rubens Bomtempo para definir as ações nas áreas devastadas - Foto: Divulgação/Seinfra O governo estadual iniciou, desde as primeiras horas desta quinta-feira  (17), o terceiro dia da força-tarefa em Petrópolis, na Região Serrana. O objetivo é  minimizar os estragos provocados pelas chuvas, atuando com limpeza e desobstrução de vias, resgatar sobreviventes e identificar locais de riscos que precisam de interdição e obras emergenciais. Durante a manhã, o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, se reuniu com o prefeito Rubens Bomtempo a fim de traçar novas estratégias de atuação e ampliar os serviços a mais regiões da cidade.

No fim da reunião emergencial, ficou decidida a intensificação do trabalho e o envio de máquinas e caminhões nas seguintes localidades: Estrada da Saudade, Comunidade Vitória, Batailard, Vila Felipe, Coronel Veiga, Curva do S, Centro Histórico, Correias, Castelândia, Morin de Baixo, Morin de Cima, Alfredo Batista, Rua Teresa (altura do número 608),  Rua Flávio Cavalcanti,  Rua Maximiano Neuman. O local escolhido pela prefeitura para colocar os resíduos retirados dos locais atingidos é um terreno municipal no bairro Caititu.

Programa Cidade Integrada: Governo estadual abre cadastro para profissionais da construção civil do Jacarezinho e de Manguinhos 

O governo fluminense abriu, neste sábado (5), processo seletivo para as obras que irão acontecer nas comunidades do Jacarezinho e na Muzema, por meio do Programa Cidade Integrada. Cerca de 500 moradores se cadastraram no balcão de empregos montado pela Secretaria Estadual de Trabalho na Biblioteca Parque durante mais uma ação comunitária realizada na comunidade. 

As inscrições contemplam diversas vagas que irão surgir com a série de intervenções que o governo do estado do Rio de Janeiro está promovendo na região, entre elas: pedreiro, pintor, carpinteiro, marceneiro, eletricista, bombeiro hidráulico, armador, servente, ajudante, soldador, gesseiro, montador, calceiteiro e vigia. A grande novidade fica por conta da participação de mulheres no processo seletivo. 

Parceria com o governo estadual garante mais de R$ 4 milhões em obras para bairro carente de Casimiro de Abreu

O secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, confirmou ontem (4) ao prefeito Ramon Gidalte a realização de obras de rede de esgoto, drenagem e pavimentação em 12 ruas do bairro São Sebastião, no município de Casimiro de Abreu. O projeto a ser executado é resultado de uma parceria com a administração municipal. O edital de licitação com valor global R$ 4.184.603,65 já foi publicado, e a concorrência vai acontecer no dia 15 de março. A previsão é de que as intervenções sejam iniciadas ainda no primeiro semestre.

Segundo o secretário, o governo do Rio de Janeiro está com mais de R$ 1 bilhão em obras licitadas, muitas delas devendo ser inauguradas ainda este ano. "Nosso estado está recuperado economicamente e orçamentariamente. O Rio é um outro Rio de Janeiro e a população só tem a ganhar. Nossa expectativa é licitar o máximo de obras possíveis para mudar a vida das cidades", disse o secretário, destacando, por exemplo, programas como o Casa da Gente – criado para mudar a história da habitação, e o Governo Presente nas Cidades, que implantado para ouvir os prefeitos para saber das demandas mais importantes.

Governo estadual apresenta projeto de requalificação urbanística da Mangueira, com investimento de R$ 500 milhões

O governo estadual apresentou ontem (17), em audiência pública, o projeto de requalificação urbanística do Complexo da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Orçada em R$ 500 milhões, a iniciativa atende a demandas antigas dos moradores e inclui melhorias nas áreas de infraestrutura, acessibilidade e mobilidade urbana. O projeto prevê a construção de dois planos inclinados, que ligarão as ruas Visconde de Niterói e São Luiz Gonzaga até o ponto mais alto da comunidade, permitindo uma ligação de qualidade entre os modais ferroviário e rodoviário. Estão incluídas também a abertura de ruas, construção de cerca de 400 unidades habitacionais, além de praças, escola de Ensino Médio, biblioteca parque e três creches.

Executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras e com recursos do leilão da Cedae, o pacote de obras inclui a criação de um boulevard cultural, com reverência a grandes nomes da Mangueira, como Cartola e Nelson Sargento. “Vamos levar mais qualidade de vida para os moradores e trabalhar para reforçar a importância da comunidade por meio da homenagem a seus baluartes, como Cartola e Nelson Sargento. Além de dar condições de vida digna ao povo da Mangueira, vamos atrair mais turistas para a comunidade, fazendo a roda da economia girar e criando novos empregos. Estamos aqui nos comprometendo a realizar essas melhorias, sempre em sintonia com os moradores”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Governo estadual investe R$ 100 milhões em obras em Queimados

Intervenções realizadas pela Seinfra na cidade incluem urbanização, pavimentação de ruas e construção e reforma de unidades habitacionais

DCIM\100MEDIA\DJI_0335.JPG O governo estadual, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), está transformando a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, em um grande canteiro de obras. As intervenções são nas áreas de urbanização e habitação, levando qualidade de vida para moradores das áreas mais vulneráveis do município, incluindo a pavimentação de ruas e vielas com concreto, mais resistente e de aplicação mais ágil.