Indicação parlamentar garante castração grátis de animais em Nova Iguaçu

O presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, vereador Mauricio Morais (foto), é autor Indicação Parlamentar que autoriza o Poder Executivo a criar o castramóvel, serviço para prevenção de zoonoses e controle reprodutivo de cães e gatos. O ato é assinado também pelo vereador Jeferson Ramos.

Os dois parlamentares anunciaram que a unidade já está na cidade e começará a atender no  dia 7 de maio, com palestras e agendamento, e no dia 9 de maio com atendimento veterinário e castração. “Durante 15 dias, o castramóvel estará na praça do bairro Vila de Cava, depois segue para o bairro Cerâmica, e assim sucessivamente, passando por todos os locais de Nova Iguaçu”, explicou Jeferson Ramos.

Prefeitura de Nova Iguaçu decreta situação de emergência e intensifica atendimento às famílias atingidas

Em situação de emergência decretada pelo prefeito Rogério Lisboa devido aos estragos causados pela chuva que desabou sobre a Baixada Fluminense na noite de sexta-feira (1), a Prefeitura de Nova Iguaçu está com equipes atuando em vários bairros desde as primeiras horas de ontem (2) e intensificou as ações de atendimento às famílias atingidas. Foram cerca de quatro horas e meias de chuva, com a cidade registrando um acumulado pluviométrico de 166 mm. Houve sérios danos a imóveis públicos e privados por conta das ocorrências de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos, afetando cerca de 800 mil pessoas. Com isso, se tornaram necessárias ações de reconhecimento, de salvamento, ações humanitárias, vistorias técnicas, desocupações de imóveis, limpeza e desobstrução de vias e reconstrução de equipamentos públicos.

Com o decreto de situação de emergência todos os órgãos municipais estão mobilizados e atuando sob a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil; as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil estão autorizados, em caso de risco iminente, a adentrar em residências para prestar socorro ou para determinar a sua evacuação. E fica autorizado o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco de desastre.

Hospital Iguassú deve ser reaberto em agosto, voltando a funcionar como maternidade, informa o prefeito da cidade

O prefeito Rogério Lisboa levou o governador Cláudio Castro para conhecer as instalações:, com 75% das obras já concluídas pela Prefeitura - Foto: Divulgação/PMNI Fechado há 13 anos por conta da retenção de recursos feita na gestão do prefeito Lindberg Farias, o Hospital de Caridade Iguassú vai voltar a funcionar em agosto, abrigando uma moderna maternidade.

A informação do prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, que na semana passada visitou as obras de reforma e readequação do prédio, acompanhado o governador Claudio Castro.

Mais cinco escolas retornam às aulas presenciais em Nova Iguaçu nesta terça-feira e nove unidades permanecem fechadas para obras

Mais cinco escolas municipais de Nova Iguaçu estão aptas a receber de volta os alunos da rede. A partir de terça-feira (16), retomam as aulas presenciais a E. M. Darcílio Ayres Raunheitti, E. M. América Xavier, E. M. Visconde de Itaboraí e os CIEPS Municipalizados 325 e 187. Estas unidades se juntam às oito liberadas na última segunda-feira (8).

No total, 129 das 143 unidades municipais já retomaram as atividades presenciais, reiniciadas em 3 de novembro. Com a entrega destas cinco unidades, nove seguem fechadas para obras. Duas delas, a E. M. Professor Amazor Vieira Borges e E. M. Ruy Berçot de Mattos, por estarem passando por serviços mais amplos, como construção de cobertura de quadra esportiva, só terão aulas presenciais em 2022.

Abre o olho com a Baixada, governador

● Elizeu Pires

Quem entende do riscado diz que a Baixada Fluminense está vivendo seu melhor momento, despontando com força total no cenário no político, com poder de fogo suficiente para bancar uma candidatura ao Senado e, até mesmo ao governo estadual, o que os prefeitos da região não pensam, pois querem caminhar com o governador Claudio Castro.

Mais moradias em Nova Iguaçu: Primeiros moradores do Parque Laranjeiras recebem chaves de seus apartamentos

A entrega das chaves foi feita pelo prefeito Rogério Lisboa. Ao longo da semana serão entregues 100 apartamentos por dia, um total de 1.180 unidades Maranhense de nascimento e iguaçuana de coração, a aposentada Maria Vitória Serra, de 79 anos, está bem próxima de morar na sua tão sonhada casa própria. Nesta sexta-feira (19), ela foi a primeira a receber a chave do apartamento no Empreendimento Residencial Parque Laranjeiras, em Jardim Laranjeiras, que faz parte do programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), do Governo Federal.

Organizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, Ministério do Desenvolvimento Regional e Banco do Brasil, o evento contou com a presença do prefeito Rogerio Lisboa e do ministro Rogério Marinho. Nesta sexta, dez futuros moradores receberam as chaves dos apartamentos, que tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e com acessibilidade. A partir da próxima segunda-feira (22), serão entregues, de forma escalonada para não haver aglomeração, cem unidades por dia até totalizar 1.180 apartamentos. Outros 820 imóveis ainda não têm previsão de entrega. “A entrega das chaves desses imóveis do Parque Laranjeiras representa muito para essas pessoas, que sempre sonharam com a casa própria, e que agora estão vendo seus desejos sendo concretizados”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa.

Tropa do Waguinho “invade” área de Rogério Lisboa

Moradora do bairro Engenho Pequeno, em Nova Iguaçu, a dona de casa Sheila Firmino não perdeu tempo. Ao ficar sabendo que o governador Claudio Castro iria a localidade nesta quarta-feira (3) para visitar as obras da Avenida do Canal, desafiou o político – através de matéria veiculada pelo jornal Extra – a ir tomar um café e comer um bolo em sua casa. Castro aceitou o convite e bateu à porta dela, que também esperava pelo prefeito Rogério Lisboa, que não apareceu.

Do governador ela ouviu que da parte do estado o necessário será feito, mas faltou a resposta da Prefeitura de Nova Iguaçu, que está devendo uma operação tapa-buraco por lá, o que foi cobrado pela dona de casa, que ficou sem resposta, pois não tinha nenhum assessor de Rogério Lisboa por lá.

Cidade rica é outra coisa: Prefeitura de Macaé já arrecadou este ano quase R$ 224 milhões, mais que o dobro do município de Nova Iguaçu, que tem universo populacional três vezes maior

Não vai ser por falta de dinheiro que o prefeito Welbert Resende, vai deixar a desejar como governante. Com cerca de 275 mil habitantes, o município de Macaé já arrecadou este ano quase R$ 224 milhões, mais que dobro que a Prefeitura de Nova Iguaçu, que registrou uma receita de R$ 109 milhões. A cidade governada pelo prefeito Rogério Lisboa tem quase 830 mil moradores, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o sistema que registras a receita do município, entre 1º de janeiro e 12 de fevereiro a Prefeitura de Macaé teve uma arrecadação bruta de R$ 223.641.747,59, e Nova Iguaçu, aponta o site oficial da Prefeitura iguaçua, R$ 109.568.540,00 no mesmo período.

Justiça suspende decreto que adiou posse do vice-prefeito eleito de Nova Iguaçu para 2022

Elizeu Pires

A juíza Cristina de Araújo Goes Lajchter, do Plantão Judiciário, concedeu liminar ao Partido Progressista contra o decreto legislativo da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, que adiou para daqui a dois anos a posse do vice-prefeito eleito Rogerio Teixeira Junior, o Juninho do Pneu (foto).