Empresário é quem estaria governando Araruama

Teria indicado, inclusive, um ex-empregado para ser o pregoeiro da Prefeitura

Os quase seis meses de afastamento imposto pela Justiça ao prefeito de Araruama, Miguel Jeovani (PR), por conta de denúncias de fraudes em processos licitatórios, ao que parece, não lhe serviu de lição. Pelo menos é isso que sugere o retorno de sua éminence grise (eminência parda), o empresário Elson Silva Filho, apontado como o verdadeiro mandatário do município, o homem que te fato estaria governando, embora não tenha recebido um voto sequer. De acordo com um grupo de vereadores, uma comissão de inquérito poderá ser instalada a qualquer momento para apurar suposta ingerência de Elson nos assuntos do governo, principalmente nos processos licitatórios. Segundo o grupo, a força do empresário é tanta que a nomeação do novo pregoeiro do município (o responsável pelas licitações de compras e contratações de empresas prestadoras de serviços), teria sido imposta por ele. Valter Borges de Mendonça, matrícula 903160-5, seria ex-funcionário da empresa de Elson.

Prefeito de Rio das Ostras vai responder por supersalário de assessor…

...e o chefe de gabinete terá de fazer devolução retroativa

Condenado por improbidade administrativa em processo por superfaturamento na compra de combustíveis, réu em várias ações por acusação de fraudes em licitações e outras irregularidades, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, está sendo responsabilizado também por permitir que um homem de sua inteira confiança, um dos assessores mais próximos, recebesse de maneira irregular, dois salários, somando cerca de R$ 38 mil mensais. Trata-se do chefe de gabinete Alden Vieira de Souza Júnior, que vinha recebendo mais que a presidente Dilma Roussef e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso foi denunciado por um morador da cidade e Alden - que é servidor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - terá de devolver todo o dinheiro recebido como chefe de gabinete, pois a lei diz que, no caso de um servidor cedido, tem que ser feita a opção por um vencimento, ficando ele com o salário maior, no caso, o pago pelo TJ.

STF decide pela volta de Miguel Jeovani à Prefeitura de Araruama

Afastado cautelarmente do cargo desde o dia 28 de janeiro, medida tomada pela Justiça a pedido do Ministério Público, o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, vai retornar ao mandato nas próximas horas. O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, na tarde de hoje, o recurso impetrado pela defesa de Miguel para suspender os efeitos da liminar concedida ao MP pelo juízo da 2ª Vara Cível da comarca local e determinou que o prefeito reassuma imediatamente. Com a volta do titular ao cargo, o vice-prefeito Anderson Moura deixa a interinidade e, pelos últimos acontecimentos, deverá ficar de lado no governo, por conta de várias decisões equivocadas, uma delas a de aumentar a passagem dos ônibus municipais de forma antecipada, uma vez que o reajuste só deveria acontecer em janeiro de 2015.

Na semana passada, durante as prévias do PR, realizada na sede municipal do partido, Miguel fez um discurso contundente, afirmado estar sendo vítima de injustiça e de traição. Diante de uma plateia de cerca de 100 pessoas o prefeito disse que iria voltar em breve e que iria fazer “uma sopa de traíra”. A decisão do STF está sendo comemorada nesse momento na cidade pelos aliados de Jeovani e criticada pelo grupo recém-formado pelo vice-prefeito.

Petistas do Rio comemoram posse de Toffoli na presidência do TSE

Responsável por um rombo de mais de R$ 1 bilhão nos cofres públicos de Nova Iguaçu, município o qual governou de 1º de janeiro de 2005 a 31 de março de 2010, o senador Lindberg Farias, pré-candidato ao governo do Rio pelo PT, e membros do diretório regional comemoraram a assunção do ex-advogado do partido, José Antonio Dias Toffoli, ao comando da corte máxima da Justiça Eleitoral. Com várias pendências jurídicas e condenação em segunda instância, o que o inclui na lista dos “fichas sujas”, Farias terá que travar uma grande batalha jurídica para tentar manter o registro de sua candidatura e a tropa de choque do PT já começou a se movimentar para lhe garantir caminho livre na disputa.

Conforme a revista Veja lembrou essa semana, o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  Dias Toffoli foi Indicado pelo ex-presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) e  patrocinou no TSE, no ano passado, uma norma estabelecendo que os promotores e procuradores precisam de autorização prévia do juiz eleitoral para abrir uma investigação, com exceção dos casos de flagrante delito. “O novo presidente do TSE”, lembra ainda a Veja, “fez carreira na área jurídica do PT e foi assessor da Casa Civil quando a pasta era chefiada por José Dirceu. No julgamento do mensalão, o ministro absolveu o ex-chefe, mas condenou os petistas José Genoino e Delúbio Soares”.

Ministério Público do Rio também tem sua `caixa-preta´

Gastou cerca de R$ 900 milhões está sendo questionado pelo CNMP

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPRJ), o mesmo que cobra mais austeridade e transpa- rência nos gastos públicos com pessoal quando estes são feitos pelos poderes Executivo e Legislativo, é o mesmo que falta com essa mesma transparência quando se trata de pagamentos feitos em favor de seus membros. Pelo menos é isso que sugere um relatório concluído em agosto pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que aponta que o MPRJ comprometeu, nos últimos anos, cerca de R$ 900 mi- lhões para pagar gratificações, sem, entretanto, apresentar documentos mostrando quem recebeu o quê e quanto.

Uma bancada sob suspeita

STF enquadra parlamentares. Lindberg Farias é o mais processado

Qualquer semelhança é mera coinci- dência: 13 é o número da legenda do Partido dos Trabalhadores (PT) e 13 é a quantidade acusações contra o senador Lindberg Farias, a estrela do PT no estado do Rio de Janeiro e pré-candidato a governador, embora já tenha condenações em segunda instância, o que, segundo a Lei da Ficha Limpa, o deixa fora da disputa, por inelegibilidade. Prefeito mais pro- cessado do município de Nova Iguaçu, Farias é também o senador com mais contas a ajustar com a Justiça. O nome dele está no topo da lista dos parlamentares com pendências do Supremo Tribunal Federal (STF), onde, segun- do levantamento da Revista Congresso em Foco, 224 deputados e senadores estão sendo processados, respondendo a 542 inquéritos e ações penais.

Será só mais um tiro no pé

Tudo indica que o fiasco do presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Leonardo Franco Pereira, o Leonardo da Vila, será ainda maior que as duas derrotas sofridas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua incansável e inconsequente luta contra a realização da eleição suplementar marcada para o dia 31 de julho. Segundo os próprios vereadores já deixaram escapar, a intenção seria realizar o colégio eleitoral no dia 28, tentando antes uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), possivelmente no plantão do ministro Marco Aurélio Mello, para sustentar essa loucura. Alegaria que o TSE apontou uma inconstitucionalidade que não existe e, nesse mandado de segurança, omitir-se-ia que a tal emenda da eleição indireta só foi aprovada essa semana, exatamente para se tentar esse recurso.

O presidente estaria apostando na omissão dessa informação para conseguir a liminar, mas se não obter êxito, elegeria o prefeito assim mesmo e sairia dizendo para o povo que a cidade já elegera o novo governante. Causaria com isso uma confusão danada e o povo não sairia de casa para votar no dia 31. Bem, isso é o que essas mentes doentias estariam pensando, porque, na verdade, o buraco é muito mais embaixo, mesmo!. Gente, achar que poderá enganar o STF omitindo que a tal emenda acaba de sair do forno, é doideira, não?

Justiça apreende carta renúncia de Núbia

A carta renúncia da prefeita afastada de Magé, Núbia Cozzolino (PR), existe mesmo. O documento é um dos vários apreendidos na noite de ontem durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal.

De acordo com informações passadas agora a pouco a esse jornalista, a carta estava escondida embaixo de um armário. O presidente da Casa, Anderson Cozzolino (PMDB), será convocado pelo Ministério Público para prestar esclarecimentos.

Presidente da Câmara de Magé tem 30 dias para responder se Núbia renunciou ou não

O presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Anderson Cozzolino, o Dinho (PMDB) tem prazo de 30 dias para responder se a prefeita afastada Núbia Cozzolino (PR) protocolou ou não naquela Casa uma carta renunciando ao mandato de prefeito, exigência legal para que pleiteie uma candidatura a deputada.

Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo vereador Álvaro Alencar (PT), que quer esclarecer de vez o assunto, pois o que se comenta na cidade é que Núbia teria protocolado a carta, mas essa estaria sendo mantida em segredo pelo presidente da Câmara, que estaria tentando ganhar tempo até que o Supremo Tribunal Federal (STF), julgue recurso impetrado