Câmara de Vereadores e Prefeitura de Nova Iguaçu começam a discutir o desenvolvimento urbano do município

Começaram nesta quinta-feira (4), as discussões sobre o Plano Diretor do município de Nova Iguaçu. A primeira reunião técnica aconteceu na Câmara Municipal, com a participação de vereadores, assessores e servidores das secretarias municipais de Economia e de Desenvolvimento Urbano.

O Plano Diretor é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano do município. “Esta foi a primeira, das diversas reuniões que acontecerão aqui na Casa para a construção do melhor Plano Diretor para nossa cidade, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população. Até o final deste ano, votaremos o texto final”, afirmou o presidente Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, explicando que também serão realizadas audiências públicas com a sociedade civil.

Segundo Paulo Aguiar, subsecretário de Integração Urbana e Regional da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, responsável por apresentar os mapas de macrozoneamento de Nova Iguaçu, os eixos viários, ramal ferroviário e as URG’s – Unidades Regionais de Governo – o Plano Diretor existe para reordenar o território, trabalhando áreas diferentes dentro do município. Paulo anunciou a proposta de levar a Via Light até a região de Cabuçu, notícia muito comemorada pelos vereadores.

Eliton de Assis, coordenador administrativo da Secretaria de Economia e Fazenda, existe a necessidade urgente de remodelar os bairros e renomear as ruas, ações que irão valorizar a cidadania dos moradores, fazendo com que serviços de entrega, por exemplo, aconteçam da melhor forma possível. Maristela Leite do Carmo, auditora fiscal da Secretaria de Economia e Fazenda, lembrou que existe uma cidade urbana dentro de regiões rurais, e que isto precisa ser redimensionado.

Novas datas de reuniões serão marcadas. O material apresentado pelo Executivo hoje foi entregue aos vereadores para uma primeira análise.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.