Araruama tem seis “fichas sujas” na lista do TCE…

…e a Secretaria de Saúde é comandada por um deles

Duas vezes prefeito de Araruama, o comerciante Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, o Chiquinho do Atacadão, lidera a lista de ex-prefeitos da região com contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), mas não é o único da cidade apontado como “ficha suja”. O acompanham dois membros da atual gestão, o pai do prefeito interino Anderson Moura, mais um ex-prefeito e uma ex-vereadora.

De acordo com a lista entregue no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em junho, tiveram contas de gestão reprovadas pelo TCE dois ex-presidentes do órgão de previdência do município, o Ibasma, Ezenildo dos Santos Moura, pai do prefeito interino e Augusto Cesar Ferreira Viana, atual secretário de Saúde. Na mesma situação estão o assessor especial do prefeito, Alan Lanes Santiago Tavares, que foi secretário de Saúde; o ex-prefeito André Mônica e a ex-presidente da Câmara de Vereadores, Marizete Ramos de Andrade.

Entre os ocupantes de cargos de direção de livre nomeação dos prefeitos o destaque fica para o secretário de Saúde de Araruama, Augusto Cesar Ferreira Viana, envolvido em 56 processos. De acordo com relatório de uma inspeção feita pelo TCE, entre os dias 7 e 11 de junho de 1999 no Instituto de Benefício e Assistência dos Servidores Municipais de Araruama (Ibasma), nas contas de período de julho de 1998 a abril de 1999, foram encontradas várias irregularidades, entre elas as falta de provisão de Reservas Financeiras para garantir o pagamento dos benefícios a curto, médio e longo prazo. Segundo o TCE, naquele período o órgão de previdência do município não exercia controle efetivo sobre seus créditos a receber, “nem tampouco sobre débitos existentes”. Os auditores verificaram no período a existência de débito da ordem de R$ 1.679.840,50, relativo à contribuição patronal não repassada pela da Prefeitura. Devido a essas irregularidades, Além do atual secretário de Saúde, o TCE enquadrou também o tesoureiro da gestão dele, Valdemir Freire dos Santos.

Matérias relacionadas:

Prefeito de Araruama favorece empresa antecipando reajuste da passagem de ônibus

Miguel Jeovani diz que vai fazer “sopa de traíra”

Afastado, mas nem tanto

MP aponta mais irregularidades em Araruama

Vice assume Prefeitura de Araruama hoje

Licitação fraudulenta causa afastamento do prefeito de Araruama

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.