Pode ter caroço debaixo desse angú

Miguel ficou cerca de seis meses afastado do cargo por decisão judicial a partir de denuncias de irregularidades em processos licitatórios

Esquema para compra de merenda pronta é revelado em Araruama

Apesar de já ter uma empresa contratada para fornecer gêneros alimentícios para a merenda escolar, a Prefeitura de Araruama estaria preparando uma nova licitação e essa já teria até um vencedor: um grupo que opera em várias cidades fornecendo as refeições prontas. A atuação desse grupo tem deixado prefeitos e ex-prefeitos em dificuldades, em razão de condenações impostas pelo Tribunal de Contas do Estado, uma vez que o TCE os tem condenado a devolver os valores pagos ao grupo.

Essa denúncia deverá ser levada ao conhecimento no Ministério Público nos próximos dias, dando conta de que essa teria sido a maneira encontrada pelo governo municipal para tirar do circuito o atual fornecedor de alimentos, a Comercial Castanho, cujo controlador é responsável pelas revelações ao MP que resultaram no afastamento do prefeito Miguel Jeovani por cerca de seis meses e em três ações de improbidade administrativa.

De acordo com as informações obtidas pelo Correio da BR, o edital para nova licitação da merenda vai especificar o fornecimento do alimento pronto, serviço que o atual fornecedor não oferece. Dessa forma a Comercial Castanho não teria como participar do processo licitatório.

Um laranjal em flor

Até agosto do ano passado o empresário Elson da Silva Filho tinha grande influência no governo, a ponto de interferir até na contratação de empresas fornecedoras e prestadoras de serviço. Agora alvo da Justiça e do Ministério Público, réu em um dos processos gerados a partir das denúncias do controlador da empresa Comercial Castanho, Elson perdeu a força e a única ligação com o poder está no contrato para locação de máquinas e caminhões em nome de sua empresa, a Alpha Terraplanagem.

De acordo com fontes do próprio governo, o homem de confiança do prefeito agora seria o vereador Claudio Norberto Gonçalves (PV), que teria ligações com várias empresas e estaria exercendo a mesma influência de Elson. O elizeupires.com fez vários contatos telefônicos com o vereador, mas não foi atendido em nenhuma das tentativas de ouvi-lo.

As supostas ligações de vereadores com empresas contratadas pela Prefeitura na atual gestão inclusive já são alvos do Ministério Publico. O MP tem conhecimento de que algumas prestadoras de serviço estariam operando em nome de “laranjas”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.