Maricá, o paraíso dos petistas

Washington Quaquá transformou o governo em associação de companheiros petistas

O município fluminense que menos sofre com queda dos royalties é a cidade preferida da filha de Lula e cabide de empregos para a “companheirada”

Listado entre os quinze piores municípios do estado do Rio de Janeiro em termos de transparência administrativa – com a nota 0,2 no Ranking da Transparência do Ministério Público Federal -, Maricá tem recebido com frequência a visita de petistas ilustres nos últimos seis anos, uma rotina verificada desde que Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Quaquá, foi eleito em outubro de 2008. Ele acolheu Lurian da Silva (filha do ex-presidente Lula) e tem feito muito mais que isso: mantém atualmente cerca de 80 petistas de fora do município e outros 60 locais empregados em cinco secretarias executivas, 28 secretarias adjuntas, cinco órgãos com status de secretaria e 92 subsecretarias, inclusive “companheiros” de São Paulo, berço do Partido dos Trabalhadores. Por lá circulava até bem pouco tempo Marcelo Sereno, braço direito do ex-ministro José Dirceu, que perdeu o espaço para Lourival Casula, atual secretário de Desenvolvimento Econômico, que levou para a cidade pelo menos 13 “companheiros”.

 

Essa longa lista de petistas e seus altos salários na folha de pagamento do município, para alguns prefeitos da zona principal de produção de petróleo, pode ser o motivo do tratamento diferenciado que, ao lado de Niterói, Maricá estaria recebendo por parte da Agência Nacional do Petróleo no rateio dos royalties. Este mês, por exemplo, quando foi paga a primeira parcela do ano da participação especial, a cidade registrou uma perda de 15,4% em comparação com o primeiro trimestre de 2014, enquanto alguns municípios perderam mais de 80% da receita.

“Não dá para entender essa divisão. Desde janeiro tenho percebido que Marica e Niterói vem recebendo mais que as outras cidades e este mês a coisa extrapolou. A queda para as duas cidades foi de 15,4% quando teve município (Arraial do Cabo) que perdeu 100% da participação espacial. O que aconteceu? Quais os critérios foram usados? Isso tem de ser explicado”, diz um prefeito da zona principal.

Com quase 130 mil habitantes, Maricá tem cerca de cinco mil servidores, sendo 1.900 em cargos de confiança, mais da metade deles criada depois que Quaquá assumiu o governo. Na maioria das cidades a Secretaria Assistência Social cuida dos assuntos referentes aos idosos e direitos humanos, mas em Maricá são três secretarias, uma para cada assunto e mais uma especial, com a nomenclatura Secretaria Executiva de Gestão de Políticas Sociais. Outro exagero é verificado na área financeira: quando bastaria uma Secretaria de Fazenda Maricá tem a da Receita, das Despesas e a de Economia Solidária.

 

Documento relacionado:

Secretarias e órgãos de governo

Comentários:

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.