Mais prevenção na Saúde em Belford Roxo

A sala vai funcionar de segunda à sexta-feira

Casa da Mulher ganha nova sala de exames para prever câncer de útero e intestino

A rede municipal de Saúde de Belford Roxo passou a oferecer exames de colonoscopia e colposcopia, sendo a única da Baixada Fluminense a realizar os dois procedimentos. Para essa finalidade foi inaugurada uma nova sala de exames na Casa da Mulher. O espaço ganhou o nome do médico Marcos Polo, homenagem a um profissional do município, falecido no início de 2014 em decorrência de um câncer. Segundo o prefeito Dennis Dauttmam, a principal função é fazer a prevenção e o diagnóstico de doenças como câncer de útero e de intestino, através de equipamentos modernos  e de uma equipe médica especializada.

  A colonoscopia permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto e ao cólon, ajudando a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. Já a colposcopia é um exame voltado a parte genital feminina utilizado para fazer o rastreamento de câncer de colo do útero, bem como para detectar lesões e outras anormalidades. Ambos são indispensáveis na detecção, diagnóstico e tratamento das doenças acima citadas.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Antônio Ferreira, o atendimento na nova sala de exames especiais será apenas para referenciados, sendo necessário o encaminhamento médico prévio para marcar o exame. O agendamento será feito pela Central de Marcação de Exames do município, localizada na Rua Cinco de Fevereiro, no bairro  Prata.

“Essa sala representa um avanço muito grande em benefício da população. Somos hoje a única cidade a oferecer efetivamente este tipo de exame especializado, mesmo com nossas deficiências e falta de recursos. Estamos sempre buscando melhorar a saúde em nossa cidade, humanizando o atendimento a fim de tratar todas as pessoas com mais carinho, decência, qualidade e respeito”, disse o prefeito.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.