Primeiro conjunto habitacional sustentável será em Teresópolis

O projeto-piloto é resultado de estudos da Cehab

Ao todo serão 128 apartamentos abastecidos por energia solar

Um conjunto residencial com 128 apartamentos divididos em quatro blocos será o primeiro condomínio de interesse social sustentável construído pelo governo do estado do Rio de Janeiro. O conjunto habitacional verde é um projeto-piloto que está sendo coordenado por um grupo de profissionais da Companhia Estadual de Habitação (Cehab-RJ), vinculada à Secretaria de Habitação e vai ser erguido no município de Teresópolis. A proposta é resultado de um estudo preliminar que apontou as melhores alternativas ecológicas a serem adotadas em grandes construções

De acordo com a Secretaria de Habitação, a próxima etapa será licitar a empresa que fará o projeto executivo. A expectativa é de que as obras comecem em 2016. “Nosso objetivo é atender a população, melhorando sua qualidade de vida, agregando a questão da preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente Companhia Estadual de Habitação, Thadeu Galvani.

O condomínio, que será destinado a famílias de baixa renda, terá um conjunto de dispositivos de economia hídrica, além de um sistema de energia solar que vai reduzir o consumo de energia elétrica, inclusive para o aquecimento de água. O material usado nas paredes, cobertura e vidros dos cômodos, além da tinta utilizada na pintura dos apartamentos também será escolhido com base no conforto térmico.

No conjunto habitacional também serão construídos uma creche, um entro de convivência para idosos e quadra poliesportiva para os moradores, que, através de palestras e oficinas educativas vão aprender a usar os dispositivos e a se conscientizarem da importância da economia de recursos.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.