Rio adota scanners contra tráfico de armas e sonegação

A Barreia Fiscal tem ajudado bastante no combate à sonegação

Os equipamentos serão instalados em pontos fixos de fiscalização

Os pontos fixos de fiscalização da Operação Barreira Fiscal implantada pelo governo do estado do Rio de Janeiro vão contar com tecnologia de ponta. Scanners em forma de portal serão instalados para aumentar a eficácia da repressão à circulação ilegal de cargas nas estradas fluminenses, inclusive de drogas e de armamento utilizado por criminosos.  Segundo o governador Luiz Fernando Pezão a licitação para compra e instalação deverá ser realizada em seis meses. “Está previsto um investimento de R$ 600 milhões, que serão obtidos por meio de uma parceria público-privada”, explicou o governador.

 

Os portais serão fixados em cinco rodovias, em postos localizados em Nhangapí (Via Dutra, em Itatiaia), Timbó (RJ -186, no Trevo de Itaperuna), Levy Gasparian (BR – 040), Mato Verde (BR – 101 Norte) e Angra dos Reis (BR -101 Sul). “Todo o trabalho será feito em parceria com a Secretaria de Segurança. Recentemente, desbaratamos uma grande quadrilha de combustível pirata. Quase cem carretas foram apreendidas. Essas refinarias ilegais geram um prejuízo bilionário para os cofres do estado”, conclui Pezão.

Segundo o secretário estadual de Fazenda, Julio Bueno, o objetivo é reduzir, ao máximo, a sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado, que hoje é estimada em bilhões. “Os aparelhos poderão identificar a quantidade e o tipo de produto que está sendo transportado. Essas informações serão confrontadas com as especificadas nas notas fiscais das cargas”, disse Bueno.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.